sábado, 20 de março de 2021

A Mão que Balança o Berço & Mulher Solteira Procura

 


A Mão que Balança o Berço (The Hand That Rocks the Cradle, EUA, 1992) – Nota 6,5
Direção – Curtis Hanson
Elenco – Annabella Sciorra, Rebecca De Mornay, Matt McCoy, Ernie Hudson, Julianne Moore, John DeLancie.

Claire (Annabella Sciorra) é mãe de duas crianças, trabalha e ainda cuida da casa e do marido (Matt McCoy). Precisando de ajuda, ela contrata a babá Peyton (Rebecca De Mornay), que a princípio se mostra um verdadeiro anjo, escondendo o ódio que sente por Claire por causa de uma tragédia do passado. Claire não conhecia Peyton e sequer imaginava ter uma inimiga cruel. 

Os dois primeiros terços do filme são intensos, na primeira parte detalhando a relação de falsa confiança que nasce entre Peyton e a família, para num segundo momento explorar pequenas situações sinistras que deixam Claire assustada. A parte final se volta para o clichê do clímax violento comum aos suspenses dos anos noventa. 

A atuação de Rebecca De Mornay é exagerada em alguns momentos, enquanto o marido de Claire vivido por Matt McCoy é o inexpressivo.

Mulher Solteira Procura (Single White Female, EUA, 1992) – Nota 6,5
Direção – Barbet Schroeder
Elenco – Bridget Fonda, Jennifer Jason Leigh, Steven Webber, Peter Friedman, Stephen Tobolowsky.

Allison (Bridget Fonda) é uma analista de sistemas que está em crise com o namorado (Steve Webber) e que coloca um anúncio em um jornal procurando uma mulher para dividir o apartamento. A jovem Hedra (Jennifer Jason Leigh) responde e muda para o apartamento. 

A inicial convivência normal vai se tornando estranha conforme Hedra passa a demonstrar muito interesse na vida Allison, se intrometendo em situações pessoais. Tudo fica ainda mais sinistro quando Hedra começa a se vestir igual e adota o mesmo corte de cabelo da companheira. 

Este suspense é praticamente um cult dos anos noventa, nem tanto pela qualidade, mais pela sinistra relação criada entre as duas protagonistas que leva a um inevitável clímax explosivo. 

O roteiro ainda insere um toque de erotismo e explora a beleza das duas jovens atrizes, principalmente da hoje aposentada Bridget Fonda, enquanto Jennifer Jason Leigh fica marcada pelo loucura de sua personagem. Por sinal, a atriz é especialista em personagens desequilibradas.

Nenhum comentário: