quinta-feira, 11 de março de 2021

Na Sombra

 


Na Sombra (Ve Stinu, República Tcheca / Eslováquia / Polônia, 2012) – Nota 7,5
Direção – David Ondricek
Elenco – Ivan Trojan, Sebastian Koch, Sona Norisová, Jiri Stepnicka, David Svehilk, Marek Taclik.

Tchecoslováquia, anos 50. O policial Hakl (Ivan Trojan) é o responsável pela investigação de um roubo a uma joalheria. O que parecia ser um crime comum, se mostra algo mais complicado quando entram em cena agentes do serviço de segurança, inclusive o alemão Zenke (Sebastian Koch). 

Rapidamente é preso um judeu, mesmo com as evidências mostrando que o suspeito tinha um álibi. Inconformado com a situação, Hakl decide seguir com uma investigação paralela, que poderá custar caro para sua carreira. 

Este complexo drama policial é mais um longa produzido no leste europeu que mostra como foi terrível o regime comunista que dominou vários países da região entre o final do anos quarenta até quase o início dos noventa. 

O roteiro além de detalhar uma conspiração, foca também em pequenos detalhes que mostravam como o país caminhava para o comunismo. Os garotos nas ruas gritando as manchetes de jornais que distorciam a verdade, a questão do pacote econômico que levou grande parte da população para a pobreza e os agentes do Estado que espalhavam a opressão em nome de uma falsa paz. 

Enquanto cineastas brasileiros e de outros países do ocidente muitas vezes defendem ideias socialistas e comunistas, os diretores de países que sofreram na pele com este maldito regime entregam filmes mostrando a verdadeira face do comunismo.


Nenhum comentário: