sexta-feira, 12 de março de 2021

Fim das Nações & A Queda Argentina

 


Fim das Nações (Brasil, 2020) – Nota 8
Direção – Filipe Valerim & Lucas Ferrugem
Documentário

A equipe do site Brasil Paralelo produziu este novo e atualíssimo documentário dividido em três episódios sobre os conflitos internos que o Estados Unidos enfrentam e o crescimento de inimigos externos como China e Rússia que tentam expandir seu poder e seus regimes totalitários para outras partes do mundo. 

O primeiro episódio detalha a importância dos Estados Unidos nas vitórias dos aliados na Primeira e na Segunda Guerra Mundial, a luta do país pela liberdade e a ideia de espalhar seus valores democráticos pelo mundo. 

O episódio seguinte pula para 1968, quando ocorreu um conflito sangrento durante três dias na convenção do Partido Democrata em Chicago. O fato é considerado por muitos como o ponto inicial da ruptura da sociedade americana entre direita e esquerda, ódio que se exacerbou na passagem dos anos. 

O capítulo final mostra como este conflito interno está afetando o país, dividindo a população e deixando o governo em uma situação extremamente difícil, tendo de enfrentar ainda a expansão econômica e política da China que prega valores totalmente contrários e terríveis para a população. 

Cada episódio tem em torno de quarenta e cinco minutos, sendo indispensável para quem deseja entender um pouco mais sobre a política mundial atual e como a situação poderá ficar ainda pior nos próximos anos.

A Queda Argentina (Brasil, 2021) – Nota 8
Direção – Lucas Ferrugem
Documentário

Este documentário produzido pelo pessoal do site Brasil Paralelo foca na terrível situação econômica e social que a Argentina vive atualmente. 

O documentário é dividido em três episódios denominados “A Ressaca”, “A Festa” e “A Conta”, detalhando as crises que o país enfrentou desde os anos quarenta quando o populista Juan Domingo Peron chegou ao poder, dando inicio ao chamado “Peronismo” que seguiu forte até meados dos anos setenta quando ocorreu um golpe militar. 

Nos anos oitenta após o regime militar, ocorreram novas eleições que foram dominadas por políticos populistas que utilizaram o Peronismo para voltar ao poder. O resultado foi a destruição da economia do país. 

As medidas absurdas tomadas com a chegada da pandemia no ano passado pioraram ainda mais a situação. Hoje quase metade da população vive na pobreza causada pelo desemprego, pela quebradeira dos negócios e pelas saídas das grandes empresas do país. É um cenário tenebroso.

Nenhum comentário: