terça-feira, 23 de março de 2021

A Despedida

 


A Despedida (The Farewell, EUA / China, 2019) – Nota 7,5
Direção – Lulu Wang
Elenco – Awkwafina, Tzi Ma, Shuzhen Zhao, Diana Lin, Jiang Yongbo, Han Chen.

Billi (Awkuafina) tem trinta anos de idade, vive em Nova York e ainda não encontrou seu caminho profissional. 

Ela fica abalada quando seus pais (Tzi Ma e Diane Lin) contam que a avó Nai Nai (Shuzhen Zhao) está doente e com pouco tempo de vida, mas que a família não vai contar a verdade sobre a doença. 

Os pais estão com viagem marcada para China para encontrar Nai Nai e não querem que Billi viaje, com medo dela contar a verdade para a avó. Mesmo assim, Billi decide viajar e enfrentar a situação. 

O letreiro inicial e uma cena nos créditos deixam a entender que o filme é baseado numa história real sobre a vida da família da diretora e roteirista Lulu Wang. 

O roteiro vai além da questão dramática da doença, explorando também as diferenças culturais e de valores entre chineses e americanos, mesmo neste caso com os segundos sendo imigrantes chineses que abraçaram a vida ocidental. 

A explicação para não contar a verdade para a avó tem um sentido familiar complexo, enquanto quem gostaria de contar seguiria o lado mais racional da situação. 

Tudo isso ganha pontos pelas ótimas atuações da comediante Awkwafina e de Shuzhen Zhao, que estreou aqui como atriz ao setenta e seis anos de idade de forma totalmente espontânea. 

É um delicado filme sobre família e diferenças de costumes.

2 comentários:

Pedrita disse...

eu gostei muito, foi uma grata surpresa. gostei como o tema é abordado. na delicadeza do roteiro. e de ver as diferenças culturais.
comentei aqui https://mataharie007.blogspot.com/2020/10/a-despedida.html

Hugo disse...

Pedrita - Gosto bastante deste tipo de drama. Realmente o filme foi uma ótima surpresa.

Bjs