terça-feira, 25 de outubro de 2016

Jason Bourne

Jason Bourne (Jason Bourne, Inglaterra / China / EUA, 2016) – Nota 7,5
Direção – Paul Greengrass
Elenco – Matt Damon, Tommy Lee Jones, Alicia Vikander, Vincent Cassel, Julia Stiles, Riz Ahmed, Ato Essandoh, Scott Shepherd, Bill Camp, Vinzenz Kiefer.

Em Reykjavík na Islândia, a ex-agente da CIA Nicky Parsons (Julia Stiles) consegue hackear o sistema da agência e baixar informações sobre todas as operações secretas. Ela foge para Atenas na Grécia com o objetivo de encontrar o desaparecido Jason Bourne (Matt Damon). 

O diretor da CIA Robert Dewey (Tommy Lee Jones) é rapidamente informado sobre a invasão e indica a jovem Heather Lee (Alicia Vikander) para coordenar a caçada oficial aos ex-agentes, além de utilizar um assassino (Vincent Cassel) como plano B. 

Nove anos depois do último filme de Damon com Jason Bourne, sem contar o interessante “O Legado Bourne” com Jeremy Renner, o astro e o diretor Paul Greengrass reativam a franquia de forma competente, porém sem a mesma qualidade da trilogia original. 

O roteiro escrito pelo diretor em parceria com Christopher Rouse tenta ir além da busca do personagem principal por informações sobre sua vida antes de se tornar agente e perder a memória. A história flerta com a questão da perda de privacidade através da vigilância cibernética utilizando citações do “Caso Snowden” e inserindo o personagem interpretado por Riz Ahmed, claramente inspirado em Mark Zuckerberg do Facebook. 

O filme perde alguns pontos pode deixar de lado em alguns momentos as cenas de ação realistas, que eram marcas da franquia, para dar espaço a destruição total, especificamente na sequência final. 

Mesmo sendo inferior aos três primeiros filmes, o longa ainda é melhor do que maioria das produções atuais do gênero, deixando também a trama em aberto para talvez mais uma sequência.

5 comentários:

Amanda Aouad disse...

Você gostou mais do que eu, mas, realmente, ainda que inferior à trilogia, é um bom filme de ação.

bjs

Pedrita disse...

eu adorei os 3 primeiros. quero ver esse. beijos, pedrita

Dri Andrade disse...

Vi e amei, apesar de não ter acompanhado toda a trilogia! Um abraço adorei o blog, estou seguindo com certeza!!!!

Liliane de Paula disse...

Acredita que vi os 2 primeiros e até hoje não entendi nada?
Burra total.
É como Corra Lola, corra, que nunca consegui entender.

Ontem vi outro documentário sobre Gloria Vanderblit, feita pelo filho, o jornalista lindooooooooo, Anderson Cooper.
Esse, não deletei.

Hugo disse...

Amanda - É um bom filme, mas realmente perde na comparação com os anteriores.

Pedrita - Os três primeiros são sensacionais.

Dri - Valeu pela visita, também acompanharei seu blog.

Liliane - O ideal é assistir desde o primeiro e prestar bastante atenção na história.