quarta-feira, 12 de outubro de 2016

O Final da Turnê

O Final da Turnê (The End of the Tour, EUA, 2015) – Nota 7
Direção – James Ponsoldt
Elenco – Jesse Eisenberg, Jason Segel, Joan Cusack, Anna Chlumsky, Mamie Gummer, Mickey Sumner, Ron Livingston, Becky Ann Baker.

Em 2008, o escritor e jornalista David Lispky (Jesse Eisenberg) recebe a notícia de que o escritor David Foster Wallace (Jason Segel) cometeu suicídio. A trama volta para 1996, quando Lispky havia terminado de escrever um livro e trabalhava para a revista Rolling Stone. 

Após conhecer a obra mais famosa de Wallace, Lispky convence seu editor a autorizar uma entrevista com o autor, que estava no final da turnê de lançamento de seu livro. Os cinco dias em que Lipsky acompanhou Wallace marcaram para sempre sua vida e renderam um livro que é a base deste longa. 

A primeira impressão é estranha. O excesso de diálogos com certeza não agradará a maioria das pessoas. Os protagonistas discutem sobre fama, relacionamentos e vícios, além de criarem uma curiosa relação. 

Lispky se divide entre o jornalista que precisa tirar do entrevistado algum conteúdo que seja interessante para o revista, com o escritor novato que vê em Wallace o exemplo de fama que ele gostaria de ter. Por outro lado, Wallace desconstrói o mito do escritor a frente do seu tempo, mostrando que na vida real seus desejos são iguais aos de uma pessoa comum. 

Os dois personagens são valorizados pelos atores, principalmente um surpreendente Jason Segel. Especialista em comédias e personagens desajeitados, Segel utiliza esta sua experiência para criar um David Foster Wallace excêntrico e humano, com destaque para as discussões na meia-hora final. 

É um filme indicado para quem gosta de histórias focadas em diálogos e personagens. 

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Eu acho que ia gostar.
Porque gosto de histórias de vida.
E o motivo do suicídio, se é que tem motivo, aparece?

Hugo disse...

Liliane - Para entender o suicídio é necessário ver o filme. As respostas estão nas palavras do personagem durante o filme.