quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Acorrentados

Acorrentados (The Defiant Ones, EUA, 1958) – Nota 8
Direção – Stanley Kramer
Elenco – Tony Curtis, Sidney Poitier, Theodore Bikel, Charles McGraw, Lon Chaney Jr, Claude Akins, Cara Williams.

No sul dos Estados Unidos, um caminhão transportando presos sofre um acidente. Dois condenados que estão acorrentados fogem. 

O branco Joker (Tony Curtis) e o negro Cullen (Sidney Poitier) não conseguem se desvencilhar da corrente e após algumas discussões, decidem tentar chegar até a estrada de ferro com o objetivo de pegar carona em um trem com destino ao norte do país. Para isso, precisarão ser mais rápidos que um grupo de policiais e civis que o estão caçando. 

A carreira do diretor Stanley Kramer é marcada por filmes com estilo hollywoodiano que ao mesmo tempo tinham uma visão crítica do mundo. Racismo, preconceito e ódio são colocados em discussão em longas como “Adivinhe Quem Vem Para Jantar”, “Julgamento em Nuremberg” e “O Vento Será Tua Herança”

Aqui, Kramer mostra o pior e o melhor do ser humano. Os dois fugitivos aparentemente bem diferentes entre si, ao poucos descobrem que suas vidas são parecidas, criando um laço de amizade considerado absurdo por muitos que viviam naquele local, o sul dos Estados Unidos. 

Além do sangue nos olhos dos perseguidores e dos moradores de uma pequena vila que surgem no decorrer do filme, Kramer também insere personagens humanistas, como xerife interpretado por Thedore Bikel e o líder da vila vivido por Lon Chaney Jr. Vale destacar também a química entre os astros Tony Curtis e Sidney Poitier. 

Apesar da curta duração e ter envelhecido um pouco analisando tecnicamente, a mensagem da história continua universal.   

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Adivinhe quem vem para o jantar é um filmaço. Já vi e revi.
Sidney Poitier é 10.


Hugo disse...

Liliane - É um belíssimo filme.