domingo, 30 de outubro de 2016

Filmes Policiais Anos 80 - Resenhas Rápidas

Por Trás de um Assassinato (Flashpoint, EUA, 1984) – Nota 6
Direção – William Tannen
Elenco – Kris Kristofferson, Treat Williams, Rip Torn, Kevin Conway, Kurtwood Smith, Miguel Ferrer, Jean Smart, Tess Harper, Roberts Blossom, Guy Boyd.

Logan (Kris Kristofferson) e Wyatt (Treat Williams) são policiais que trabalham na fronteira dos Estados Unidos com o México. Durante uma patrulha pelo deserto, Logan encontra um carro enterrado com um esqueleto e uma mala cheia de dinheiro. Ele vê no dinheiro a chance de mudar de vida. Mesmo com dúvida sobre o que fazer, Wyatt aceita se associar ao amigo, mas antes de utilizarem o dinheiro, decidem investigar sua procedência. Neste meio tempo, agentes do FBI aparecem na cidade para investigar um caso de tráfico de drogas. A trama prende a atenção e não ofende a inteligência do espectador, explorando bem os cenários naturais do deserto do Novo México, inclusive com algumas razoáveis cenas de ação.

O Prêmio do Assassino (Badge of the Assassin, EUA, 1985) – Nota 6,5
Direção – Mel Damski
Elenco – James Woods, Yaphet Kotto, Alex Rocco, David Harris, Steven Keats, Larry Riley, Pam Grier, Rae Dawn Chong, Richard Bradford, Akousa Busia, Richard Brooks, Kene Holliday.

Em Nova York, dois policiais (um branco e outro negro) são atraídos para uma chamada falsa e terminam assassinados por três militantes negros. A investigação fica a cargo de uma dupla de detetives (o negro Yaphett Kotto e o branco Alex Rocco), que terá apoio de um promotor (James Woods). Todos os envolvidos são pressionados para resolver o caso com rapidez, principalmente por envolver a questão racial. Produzido para tv, este longa é baseado numa história real que rendeu dois julgamentos. O ponto principal é a história que explora as consequências políticas do crime, a investigação e os julgamentos. 

Um Salto na Escuridão (Out of the Darkness, EUA, 1985) – Nota 6
Direção – Jud Taylor
Elenco – Martin Sheen, Hector Elizondo, Matt Clark, Jennifer Salt, Val Avery, Sam McMurray, Joe Spinell, Eriq LaSalle, D. B. Sweeney, Charlie Sheen. Robert Trebor.

Esta produção para tv acompanha a investigação da polícia na busca pelo assassino serial conhecido como “O Filho de Sam”, que apavorou a cidade de Nova York em meados dos anos setenta. O personagem principal é o detetive Eddie Zigo (Martin Sheen), figura real que participou da captura do criminoso. Mesmo tendo alguns bons momentos de investigação e suspense, a premissa é mais interessante do que o filme, que sofre pelas limitações de ser uma produção para tv e que ainda altera várias situações, inclusive a forma como o assassino foi preso. A história real merece um filme melhor ao estilo de “O Zodíaco”.

A Marca da Corrupção (Best Seller, EUA, 1987) – Nota 7
Direção – John Flynn
Elenco – James Woods, Brian Dennehy, Victoria Tennant, Paul Shenar, George Coe, Allison Balson.

Dennis Meechum (Brian Dennehy) é um ex-policial aposentado que ficou famoso ao escrever um livro sobre suas experiências no trabalho, inclusive uma tentativa de assassinato que sofreu. Cuidando da filha e com dificuldade para escrever um novo livro, Meechum é procurado pelo desconhecido Cleve (James Woods). O sujeito diz ser um assassino profissional que prestava serviços para um poderoso industrial. O desejo de Cleve é transformar sua história de vida em livro. Mesmo apreensivo, Meechum aceita a proposta, sem imaginar que se tornará alvo de pessoas que temem ser retratadas no livro. A curiosa premissa resulta em um interessante longa que tem como ponto principal a relação que se cria entre o ex-policial que precisa esquecer o antigo trabalho e o assassino que conta sua história com frieza. O longa praticamente não tem cenas de ação, é muito mais um drama do que uma obra policial.  

O Fio da Morte (The Case of the Hillside Stranglers, EUA, 1989) – Nota 7
Direção – Steven Gethers
Elenco – Richard Crenna, Dennis Farina, Tony Plana, Billy Zane, James Tolkan, Karen Austin.

No final dos anos setenta, várias prostitutas são estupradas e assassinadas na região de Hillside em Los Angeles. O sargento Bob Grogan (Richard Crenna) é um dos policiais que investiga o caso e que descobre pistas que levam a uma dupla de assassinos. Os primos Angelo Buono (Dennis Farina) e Kenneth Bianchi (Billy Zane) tinham mais de vintes anos de diferença de idade e a mesma índole violenta e assassina. É mais um filme baseado em história real que foi produzido para tv. Além da trama, vale destacar o clima de decadência criado pela narrativa, principalmente por mostrar o lado B de Los Angeles. 

2 comentários:

Pedrita disse...

gosto do gênero, mas não conheço nenhum. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - São filmes poucos conhecidos, daqueles esquecidos em fundos de locadora e que passavam nas antigas sessões do SBT no período da tarde.

Bjos