terça-feira, 18 de outubro de 2016

Conexão Escobar & Profissão de Risco


Conexão Escobar (The Infiltrator, Inglaterra, 2016) – Nota 7,5
Direção – Brad Furman
Elenco – Bryan Cranston, Diane Kruger, John Leguizamo, Benjamin Bratt, Joseph Gilgun, Amy Ryan, Elena Anaya, Juliet Aubrey, Yul Vazquez, Jason Isaacs, Art Malik, Said Taghmaoui, Michael Paré, Olympia Dukakis.

Em 1985, Robert Mazur (Bryan Cranston) é um agente do governo especializado em trabalhar infiltrado em organizações criminosas. A dica de um informante passada para outro agente, Emir Abreu (John Leguizamo), leva Robert a montar uma operação com o objetivo de investigar um grupo de traficantes que age em Miami como prepostos de Pablo Escobar. Com apoio de Abreu, de uma agente novata (Dinae Kruger) e do ex-presidiário Dominic (Joseph Gilgun), Robert consegue se infiltrar no grupo disfarçado de operador financeiro.

Baseado em uma história real, este competente longa policial é o melhor filme da carreira do irregular diretor Brad Furman. O roteiro consegue amarrar  com firmeza a complexa trama que leva o protagonista a se envolver com diversos criminosos, inclusive criando um laço de amizade com alguns deles, principalmente com o personagem vivido por Benjamin Bratt. O lado humano do protagonista aflora também na relação com a esposa (Juliet Aubrey), que sofre ao imaginar os perigos que o marido enfrenta.

O filme é uma ótima opção para quem gosta de tramas policiais com personagens bem próximos da realidade.

Profissão de Risco (Blow, EUA, 2001) – Nota 7,5
Direção – Ted Demme
Elenco – Johnny Depp, Penelope Cruz, Ray Liotta, Franka Potente, Rachel Griffiths, Paul Reubens, Jordi Molla, Miguel Sandoval, Ethan Suplee, Max Perlich, Cliff Curtis.

Em meados dos anos setenta, o consumo de drogas crescia nos Estados Unidos. Neste contexto, o traficante de maconha George Jung (Johnny Depp) descobre na cadeia que a cocaína poderia ser um grande negócio. Ao conseguir a liberdade, George consegue criar uma “parceria” com o grupo de Pablo Escobar (Cliff Curtis) para importar cocaína. O negócio transforma George em milionário e no pioneiro em traficar drogas da América do Sul para os Estados Unidos. 

Baseado numa história real, este longa detalha a vida de George Jung, que ainda adolescente nos anos cinquenta, sofre ao ver o pai (Ray Liotta) ir a falência. O problema familiar é o combustível para George e seu amigo Tuna (Ethan Suplee) decidirem investir na venda de maconha. O roteiro mostra as várias vezes em que George foi preso, seu relacionamento com Mirtha (Penelope Cruz) e principalmente sua ascensão e queda no mundo do tráfico. 

Vale destacar a ótima reconstituição de época através de roupas, carros e penteados, a trilha sonora e a interpretação de Johnny Depp. A nota triste fica para a morte prematura do então promissor diretor Ted Demme no ano seguinte. Ted era sobrinho de Jonathan Demme (“O Silêncio dos Inocentes”) e deixou poucos trabalhos como “Brincando de Seduzir” e “Snitch – Monument Ave.”.

3 comentários:

Liliane de Paula disse...

Seria até bom vê Bryan Cranston num papel diferente do que ele fez no Seriado Breaking Bad(terrível).
Nem consigo lembrar que ele fez, também, Malcolm in the Middle.

Não achei o no Youtube "O visitante".
O que tem é o traller.

Liliane de Paula disse...

Sim, Hugo. Moro num bairro muito bonito e que tem de tudo(até a praia).
Mas, virei medrosa.

Hugo disse...

Liliane - Depois do trabalho na série "Malcolm", ele deu uma bela guinada na carreira.