sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Profissão: Ladrão

Profissão: Ladrão (Thief, EUA, 1981) – Nota 7,5
Direção – Michael Mann
Elenco – James Caan, Tuesday Weld, James Belushi, Robert Prosky, Willie Nelson, Tom Signorelli, Dennis Farina.

Por trás da fachada de vendedor de carros usados, o ex-presidiário Frank (James Caan) é especialista em arrombar cofres. 

Após um trabalho bem sucedido ao lado do parceiro (James Belushi), ocorre um problema com o receptador e Frank termina por se envolver com um mafioso (Robert Prosky), que o procura para um novo trabalho. 

Frank aceita o acordo com a esperança de receber uma bolada e se aposentar do crime para viver com sua nova namorada (Tuesday Weld). Como em todo filme sobre roubos, surpresas acontecerão. 

Este longa foi o primeiro trabalho do diretor Michael Mann para o cinema. O estilo que ele aprimoraria em filmes posteriores já aparece aqui. Uma grande quantidade de cenas noturnas transformando a cidade quase em um personagem, a obsessão pelos detalhes, como exemplo a cena do arrombamento do cofre e por fim a violência que explode na parte final. 

O estilo e a forma de filmar são sempre os pontos principais da filmografia do Mann, superando inclusive a trama, que neste caso não apresenta surpresas. 

Vale destacar a atuação de James Caan, que interpreta um sujeito duro e ignorante, mas que sonha em mudar de vida, situação que fica clara na sequência em que conta seus segredos para a personagem de Tuesday Weld na lanchonete, além do sempre marcante Robert Prosky, que na época atuava no ótimo seriado “Hill Street Blues”. 

Um ponto que hoje se mostra estranho é a trilha sonora eletrônica do grupo alemão Tangerine Dream, que nos anos oitenta musicou vários filmes como “Negócio Arriscado” e “Quando Chega a Escuridão”.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

É bem antigo(1981) porque lembrei do nome dessa atriz que faz tempo não vejo atuando.
Lembrei de um paciente que atendi e quando perguntei a Profissão ele disse: "Esmoler".
Sabe o que é esmoler?
Aqui é quem vive de pedir esmola.
Quase caio da cadeira com a cara de pau(e sinceridade) do paciente.

Hugo disse...

Liliane - No nosso país é de se esperar de tudo. Pedintes existem as centenas em SP.