quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Fuga Para Atenas

Fuga Para Atenas (Escape to Athena, Inglaterra, 1979) – Nota 5,5
Direção – George Pan Cosmatos
Elenco – Roger Moore, Telly Savalas, Elliott Gould, David Niven, Stefanie Powers, Claudia Cardinale, Richard Roundtree, Sonny Bono.

Em 1944, pouco tempo antes do Dia D, alguns ingleses e americanos são prisioneiros dos nazistas em uma ilha grega. O comandante do local é o Major Otto Hecht (Roger Moore), sujeito culto e educado que está mais preocupado em roubar obras de valores dos gregos do que com a guerra. As circunstâncias farão o oficial se juntar aos prisioneiros, inclusive ao líder da resistência grega (Telly Savalas), para lucrar com o final da guerra. 

Das muitas grandes produções sobre a Segunda Guerra que foram lançadas entre os anos cinquenta e setenta, este longa é o provavelmente o mais equivocado. O elenco recheado de astros da época é desperdiçado em um roteiro que não se decide entre a seriedade e a comédia. Os cartazes engraçadinhos pendurados nas paredes da vila, a sucessão de piadas sem graça a cargo do personagem de Elliott Gould e as cenas de ação envelhecidas são alguns dos erros deste longa. 

O destaque fica para as belas paisagens da ilha grega, terra natal do diretor George Pan Cosmatos. O melhor filme da irregular carreira do falecido Cosmatos é o western “Tombstone – A Justiça Está Chegando”. 

Nenhum comentário: