terça-feira, 24 de maio de 2022

The North Water

 


The North Water (The North Water, Inglaterra / Canadá, 2021) – Nota 7
Direção – Andrew Haigh
Elenco – Jack O’Connell, Colin Farrell, Stephen Graham, Sam Spruell, Roland Moller, Tom Courtenay, Peter Mullan, Gary Lamont, Philip Hill Pearson, Kieran Urquhart.

Inglaterra, final do século XIX. O médico Patrick Sumner (Jack O’Connell) consegue emprego em um navio baleeiro que seguirá pelo mar gelado em direção ao Ártico. Carregando um trauma por ter lutado na colonização da Índia, Patrick não imagina que enfrentará algo tão perigoso quanto. 

O capitão Brownlee (Stephen Graham) que lidera o navio tem um objetivo diferente de pescar, além de precisar lidar com uma tripulação de homens brutos como o manipulador e violento Henry Drax (Colin Farrell), que transformará a viagem em um inferno no gelo. 

Esta minissérie em cinco episódios detalha de forma crua uma violenta história de ambição, redenção e luta pela sobrevivência. O ritmo lento com a narração do protagonista através de um diário que descreve seu passado em flashbacks cansa um pouco, mas ao mesmo tempo é necessária para entender suas atitudes. 

Os demais personagens também são bem desenvolvidos, com o violento Drax vivido por Colin Farrell sendo um dos personagens mais detestáveis dos últimos anos. Destaque também para o capitão de Stephen Graham que tem atitudes contraditórias através de um código moral que vai até certo ponto e para o religioso personagem de Roland Moller, uma espécie de profeta do apocalipse.

Nenhum comentário: