domingo, 26 de janeiro de 2020

Rapaz A

Rapaz A (Boy A, Inglaterra, 2007) – Nota 7,5
Direção – John Crowley
Elenco – Andrew Garfield, Peter Mullan, Kate Lyons, Jeremy Swift, Shaun Evans, Siobhan Finneran.

Após cumprir pena por um crime cometido quando era adolescente, Jack (Andrew Garfield) ganha um novo nome e uma chance de recomeçar a vida. O apoio do assistente social Terry (Peter Mullan) foi crucial para Jack ganhar a liberdade. 

Ao conseguir um emprego, Jack faz amizade com Dave (Jeremy Swift) e inicia um relacionamento com Michelle (Kate Lyons). Ele diz ser ex-presidiário, mas não conta a verdade sobre o crime que cometeu. O medo de ser descoberto e as dificuldades em levar um vida normal o atormentam. 

Este competente drama coloca em discussão a questão das causas da violência juvenil, deixando claro que um dos motivos principais é a falta de estrutura familiar. Depois que o jovem comete um crime, a chance de voltar para o caminho correto diminui bastante. Mesmo aqueles que querem mudar, sofrem por não conseguirem se desvencilhar dos erros do passado. 

Mesmo com uma atuação um pouco exagerada de Andrew Garfield e um final aberto, o longa passa uma mensagem forte sobre um tema que aparentemente não tem solução, ou melhor, mostra que a força da família é o único meio para criar jovens responsáveis.


Nenhum comentário: