sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Silvio e os Outros

Silvio e os Outros (Loro, Itália, 2018) – Nota 6
Direção – Paolo Sorrentino
Elenco – Toni Servillo, Elena Sofia Ricci, Ricardo Scamarcio, Kasia Smutniak, Fabrizio Bentivoglio, Euridice Axe, Anna Bonaiuto.

A ideia do diretor Paolo Sorrentino, do ótimo “A Grande Beleza”, foi tentar detalhar os bastidores da polêmica vida do ex-Primeiro-Ministro italiano Silvio Berlusconi (Toni Servillo) no período em que tentava voltar ao poder, mesmo estando no meio de vários escândalos. 

Sorrentino chegou a lançar o filme dividido em duas partes com mais de três de duração no total e posteriormente a versão única com duas horas e meia, sendo esta que eu vi. 

Provavelmente por ter dividido em dois longas a princípio, a história também é contada em duas partes distintas. A primeira hora foca na vida do cafetão Sergio Morra (Ricardo Scamarcio), que vive na pequena cidade de Taranto e que coloca como objetivo se aproximar de Berlusconi, sabendo que o político adorava festas recheadas de mulheres. Morra se alia a cafetina albanesa Kira (Kasia Smutniak), uma das amantes do político. 

A segunda parte volta a câmera para Berlusconi, dividindo entre a carreira política através de conversas e alianças com outros políticos e poderosos, com sua vida pessoal, principalmente a crise no casamento com sua segunda esposa (Elena Sofia Ricci). 

Por mais que este tipo de abordagem sobre a vida de um personagem tão complexo como Berlusconi possa ser interessante, o filme deixa a desejar por causa da narrativa extremamente irregular e de sequências longas e aleatórias que pouco agregam a trama, mesmo sendo na versão mais curta. 

A sequência mais complexa é a discussão entre Berlusconi e sua esposa, em que a verdadeira face do homem vem à tona ao ser confrontado por seus erros, para em seguida ele mesmo fazer uma mea culpa na conversa com um amigo. 

Quanto ao elenco, o destaque maior fica para a atuação de Toni Servillo, perfeito como o protagonista inteligente, egocêntrico e malandro. 

É um filme indicado para quem gosta de obras sobre bastidores políticos e que conheça um pouco da política italiana.

Nenhum comentário: