segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Força Maior

Força Maior (Turist, Suécia / França / Noruega / Dinamarca, 2014) – Nota 6,5
Direção – Ruben Ostlund
Elenco – Johannes Kuhnke, Lisa Loven Kongsli, Clara Wettergren, Vincent Wettergren, Kristofer Hivju, Fanni Metelius, Brady Corbett, Karen Myrenberg.

Tomas (Johannes Kuhnke), sua esposa Ebba (Lisa Loven Kongsli) e o casal de filhos estão de férias nos Alpes Franceses. 

Durante o café da manhã à beira da montanha, uma inesperada avalanche passa a impressão de que vai destruir o local. Tomas foge desesperado, enquanto Ebba tenta proteger os filhos. A possível tragédia termina como apenas um susto, porém a relação entre Tomas e Ebba nunca mais será a mesma. 

Conhecido mundialmente por causa do superestimado “The Square – A Arte da Discórdia”, o diretor e roteirista sueco Ruben Ostlund chamou a atenção da crítica primeiramente por este drama familiar. 

Ostlund tem muito talento na parte técnica, filmando espaços abertos com uma bela fotografia, enquadramentos criativos e capricho visual nos detalhes. Por outro lado, sua forma de desenvolver a narrativa e os personagens é bastante pretensiosa, com um ritmo lento e sequências que as vezes não agregam nada a história. 

O foco principal da trama é a questão da perda de confiança entre o casal e o inevitável desgaste da relação. O marido não assume que teve medo e a esposa passa a desprezá-lo, inclusive na presença de amigos. 

O estilo de narrativa de Ostlund não me agrada, mesmo ressaltando novamente o capricho na produção. 

Agora em 2020 será lançado um remake americano com Will Ferrell e Julia Louis Dreyfus, provavelmente mais voltado para comédia.

Nenhum comentário: