sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Criminal

A Netflix produziu esta interessante série em doze episódios divididos por quatro países, sendo três episódios com elencos de cada país detalhando o funcionamento de um interrogatório em que um suspeito é pressionado por detetives que buscam uma confissão.

Todos os episódios foram filmados no mesmo cenário, em uma sala de interrogatório, o que resulta em uma narrativa um pouco limitada.

Vale citar que os atores e atrizes mais famosos interpretam os suspeitos, como se fossem convidados do episódio.

Criminal: Reino Unido (Criminal: UK, Inglaterra / França / Alemanha / Espanha, 2019)
Direção – Jim Field Smith
Elenco – Katherine Kelly, Lee Ingleby, Mark Stanley, Rochenda Sandall, Nicholas Pinnock, Shubham Saraf, David Tennant, Hayley Atwell, Youssef Kerkour.

No primeiro episódio os detetives interrogam um professor (David Tennant) suspeito de violentar e matar a enteada. O segundo foca em uma jovem (Hayley Atwell) que teria envenenado o cunhado e o terceiro em um motorista de caminhão (Youssef Kerkour) suspeito de ter transportado imigrantes ilegais e os abandonado presos em algum local isolado. O primeiro e o terceiro episódios são os melhores, com mais tensão, principalmente o terceiro. O segundo é um pouco cansativo.

Criminal: Alemanha (Criminal: Germany, Inglaterra / França / Alemanha / Espanha, 2019)
Direção – Oliver Hirschbiegel
Elenco – Eva Meckbach, Sylvester Groth,  Florence Kasumba, Christian Kuchenbuch, Jonathan Berlin, Deniz Arora, Nina Hoss, Peter Kurth, Christian Berkel.

O episódio inicial foca em um empresário da construção (Peter Kurth) suspeito de ter cometido um assassinado trinta anos atrás, na época em que o Muro de Berlim foi derrubado. O segundo apresenta um imigrante turco (Deniz Aroza) acusado de violência doméstica, mas que de forma surpreendente é defendido pelo advogado (Christian Berkel) contratado pelo sogro. O episódio final coloca um investigador (Sylvester Groth) tentando descobrir onde foi enterrado o corpo de uma jovem assassinada por uma serial killer (Nina Hoss). Estes episódios da Alemanha são os melhores da série, recheados de tensão e reviravoltas.

Criminal: France (Criminal: Germany, Inglaterra / França / Alemanha / Espanha, 2019)
Direção – Frederic Mermoud
Elenco – Margot Bancilhon, Laurent Lucas, Stephane Jobert, Anne Azoulay, Mhmaed Arezki, Eleonore Arnaud, Nacima Bektahaoui, Valentin Mertin, Nathalie Baye, Sara Giraudeau, Jeremie Renier.

O primeiro episódio explora a história real do atentado terrorista na boate Bataclan para colocar uma jovem (Sara Giraudeau) suspeita de estar explorando a tragédia sem ter estado no local. A segunda coloca uma empresária da construção (Nathalie Baye) como suspeita de ter participado de um acidente que vitimou um empregado. A história final foca em um vendedor (Jeremie Renier) suspeito de ter espancado um sujeito na saída de uma boate gay. Dos quatro países, estes episódios franceses são os mais fracos. O primeiro episódio é o único com algum destaque.

Criminal: Spain (Criminal: Germany, Inglaterra / França / Alemanha / Espanha, 2019)
Direção – Mariano Barroso
Elenco – Emma Suarez, Jorge Bosch, Alvaro Cervantes, Maria Morales, José Angel Egido, Daniel Chamorro, Javi Coll, Nuria Mencia, Milo Taboada, Imma Cuesta, Carmen Machi, Eduard Fernandez.

O episódio inicial tem uma empresária (Carmen Machi) suspeita de ter ajudado o irmão a assassinar seu amante. O segundo e mais dramático explora o desespero de uma jovem perturbada (Imma Cuesta) suspeita de ter assassinado a irmã autista. O melhor episódio é o terceiro, em que um veterano traficante de drogas (o ótimo Eduard Fernandez) é pressionado para confessar outros crimes.

Nenhum comentário: