quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

A Lavanderia

A Lavanderia (The Laundromat, EUA, 2019) – Nota 7
Direção – Steven Soderbergh
Elenco – Meryl Streep, Gary Oldman, Antonio Banderas, Robert Patrick, David Schwimmer, Jeffrey Wright, Sharon Stone, James Cromwell, Will Forte, Chris Parnell, Nonso Anozie, Nikki Amuka Bird, Matthias Schoenaerts, Rosalind Chao.

Em 2016, uma fonte anônima enviou para um jornal documentos sigilosos sobre transações financeiras ilegais envolvendo corporações e pessoas poderosas que tinham ligações com a empresa de investimentos Mossack & Fonseca. O escândalo ficou conhecido como “Panama Papers”. 

O diretor Steven Soderbergh tentou seguir o mesmo estilo do ótimo “A Grande Aposta” que explorou a chamada “Bolha Imobiliária” que levou os Estados Unidos ao caos financeiro em 2008.

Enquanto “A Grande Aposta” focava em três narrativas paralelas ligadas pelo escândalo, aqui Soderbergh se baseou em um livro sobre o tema e preferiu detalhar pequenas histórias individuais sobre corrupção financeira e suas consequências. 

O ponto de partida é o naufrágio de um barco de turismo em que o dona de casa Ellen (Meryl Streep) perde o marido afogado. A burocracia para receber o seguro é o início da descoberta de uma teia de aplicações fraudulentas e empresas de fachada, que passam pelas ilhas do Caribe e seguem até a China. 

Esta escolha de contar pequenas histórias que não chegam a se cruzar passa a impressão de que faltou uma final para cada trama. Por outro lado, a narrativa é bastante agradável e fluída, com destaque para a narração irônica e sarcástica da dupla de investidores corruptos Mossack e Fonseca interpretados respectivamente por Gary Oldman e Antonio Banderas. 

É um filme que poderia ser melhor, mas que vale ser visto para quem gosta de histórias reais que detalham os bastidores de grandes casos de corrupção.

Nenhum comentário: