terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Submersão

Submersão (Submergence, Alemanha / França / Espanha / EUA, 2017) – Nota 5,5
Direção – Wim Wenders
Elenco – James McAvoy, Alicia Vikander, Celyn Jones, Reda Kateb, Alexander Siddig, Jean Pierre Lorit.

Danielle (Alicia Vikander) é uma oceanógrafa que está prestes a participar de uma exploração no fundo do mar que será realizada dentro de um veículo que lembra um pequeno submarino. 

James More (James McAvoy) é um espião que termina preso por rebeldes em um país africano. As duas tramas se unem em flashbacks que detalham o encontro por acaso entre os dois personagens no litoral do Chipre. 

O diretor alemão Wim Wenders chegou ao auge da carreira nos anos oitenta após entregar duas obras que se tornaram clássicas. Os inesquecíveis “Paris, Texas” e “Asas do Desejo” focam em tramas dolorosas descritas de forma poética, criando um estilo que o diretor utiliza até hoje, sendo que nos últimos vinte anos sem grande sucesso. 

A tentativa de criar aqui uma história de amor intercalada com sofrimento resulta em um filme vazio, daqueles em que ao chegar no final o espectador fica com a impressão de que tudo que aconteceu na história não serviu para absolutamente nada. 

O estilo poético do diretor acaba se perdendo em meio a uma trama desconexa e pretensiosa. O casal principal entrega boas interpretações, mas é pouco para salvar o longa.

Nenhum comentário: