quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Top Gun: Maverick

 


Top Gun: Maverick (Top Gun: Maverick, EUA, 2022) – Nota 8,5
Direção – Joseph Kosinski
Elenco – Tom Cruise, Jennifer Connelly, Miles Teller, Val Kilmer, Bashir Salahuddin, Jon Hamm, Charles Parnell, Monica Barbaro, Lewis Pullman, Jay Ellis, Danny Ramirez, Glen Powell.

Após mais de trinta anos servindo como piloto da força aérea, Pete “Maverick” Mitchell (Tom Cruise) é praticamente obrigado a treinar um novo grupo de elite de pilotos, preparando os jovens para uma missão quase impossível. 

Esta sequência do clássico dos anos oitenta acerta em cheio no tom da narrativa, na atualização da história sobre terrorismo e nas ótimas sequências de ação aéreas. Os dramas pessoais em torno do protagonista também estão muito bem amarrados com o filme original, assim como a trilha sonora marcante que revive os sucessos da época. 

A pequena e emocionante participação de Val Kilmer faz um paralelo do destino de seu personagem com os problemas de saúde que o ator enfrenta na vida real, resultando em uma bela homenagem. 

Este longa ao lado do recente “Ghostbusters: Mais Além” são exemplos de que os sucessos dos anos oitenta podem ser explorados no cinema atual sem que a ideia original seja destruída por modismo ou ideologia. A proposta destes dois filmes foi entreter o público, algo que deveria ser o ponto principal do cinema.

Um comentário: