quinta-feira, 15 de setembro de 2022

A Outra Face da Guerra

 


A Outra Face da Guerra (Dveselu Putenis, Letônia, 2019) – Nota 8
Direção – Dzintars Dreibergs
Brantevics, Greta Trusina, Martins Vilsons, Raimond Celms, Jekabs Reinis, Gatis Gaga, Rezija Kalnina, Vilis Daudzins, Ieva Florence.

Letônia, Primeira Guerra Mundial. Artur Vanags (Oto Brantevics) é um jovem que tenta levar uma vida normal enquanto o conflito ainda está longe de sua região. Com a chegada do exército alemão, sua mãe é assassinada. 

Ao lado do irmão Edgars (Raimond Celms) e do pai (Martins Vilsons), Artur se alista no exército soviético que pela primeira vez convoca pessoas de países que foram anexados a Rússia. É o início de uma saga pela sobrevivência e a descoberta de que a guerra é muito mais terrível do que ele imaginava. 

Baseado em um livro autobiográfico de Aleksandrs Grins, esta obra segue o estilo clássico dos longas de guerra que deixam o heroísmo de lado focando no realismo. O roteiro explora a questão política mostrando que tanto os inimigos alemães, como o regime soviético que estava sendo instaurado seriam terríveis para o povo da Letônia. 

As sequências de batalhas realistas e o ótimo desenvolvimento dos personagens são destaques, principalmente a atuação do jovem Oto Brantevics. 

Para quem assistir ao filme, vale a pena buscar informações sobre a vida do autor Aleksandrs Grins, para entender ainda mais o contexto da história.

Nenhum comentário: