terça-feira, 6 de setembro de 2022

A Escada

 


A Escada (The Staircase, EUA, 2022) – Nota 6,5
Direção – Antonio Campos    
Elenco – Colin Firth, Toni Collette, Michael Stuhlbarg, Patrick Schwarzenegger, Sophie Turner, Odessa Young, Dane DeHaan, Olivia DeJonge, Tim Guinee, Vincent Vermignon, Juliette Binoche, Rosemarie DeWitt, Parker Posey, Maria Dizzia, Justice Leak, Robert Crayton, Trini Alvarado.

Durham, Carolina do Norte, 2001. O escritor Michael Peterson (Colin Firth) liga desesperado para o serviço de emergência após encontrar sua esposa Kathleen (Toni Collette) caída no pé da escada da casa onde vivem cheia de ferimentos e prestes a morrer. 

A quantidade de sangue e os ferimentos levam a policia a acreditar que Michael tenha assassinado a esposa, dando início a um longa batalha judicial para tentar chegar ao que realmente ocorreu. 

Esta história real é detalhada nesta minissérie em oito episódios que são baseados em um documentário produzido pelo diretor francês Jean Xavier de Lestrade em paralelo com o processo judicial. O roteiro explora praticamente tudo que já foi mostrado no documentário, com alguns episódios em que a trama parece não avançar.

A escolha de explorar a fundo a vida sexual do protagonista e de alguns de seus filhos, assim como a mudanças no personagem do diretor francês claramente tem um viés para conseguir público através da polêmica. 

Por ser uma história muito mastigada pela mídia e mesmo pelos fatos em si, quatro ou no máximo seis episódio seriam o ideal.

Nenhum comentário: