segunda-feira, 5 de setembro de 2022

A Irmandade do Sino

 


A Irmandade do Sino (The Brotherhood of the Bell, EUA, 1970) – Nota 7
Direção – Paul Wendkos
Elenco – Glenn Ford, Rosemary Forsyth, Dean Jagger, Maurice Evans, Will Geer, Eduardo Franz, William Conrad, Robert Pine, William Smithers, Dabney Coleman.

Andrew Patterson (Glenn Ford) é um professor universitário que participa de um grupo secreto denominado “A Irmandade do Sino”. Ele recebe a missão de convencer um amigo a não aceitar um cargo na universidade em que trabalha. Mesmo a contragosto, Andrew cumpre a ordem, porém mesmo assim ele passa a ser perseguido pelos antigos colegas. 

Este esquecido longa produzido para a tv vai além da questão polêmica das sociedades secretas ao explorar em primeiro plano o que hoje é chamado de “assassinato de reputação”. Ao tentar expor a organização, o protagonista tem sua vida revirada de ponta de cabeça de uma forma muito semelhante ao que ocorre quando uma pessoa tenta enfrentar o sistema. 

A atuação atormentada do astro Glenn Ford é outro destaque. Ele consegue variar entre a indignação e os atos de revolta, passando todo o sofrimento para o espectador. Um ponto falho é o final apressado, algo que poderia ser melhor trabalhado.

Nenhum comentário: