segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Incógnito & O Cerco

 


Incógnito (The Mob, EUA, 1951) – Nota 7
Direção – Robert Parrish
Elenco – Broderick Crawford, Betty Buehler, Richard Killey, Otto Hulett, Matt Crowley, Neville Brand, Ernest Borgnine, John Marley.

Após falhar em uma investigação, o detetive Johnny Damico (Broderick Crawford) é a princípio afastado de sua função, porém de forma secreta recebe a missão de se infiltrar entre os trabalhadores do cais de Nova York para descobrir que é o chefão que comanda uma perigosa quadrilha no local. 

Este competente filme noir mistura investigação, suspense e violência na jornada do protagonista para desmantelar a quadrilha. Longe de ser um galã, Broderick Crawford dá conta do recado como sujeito durão que se faz passar por um bruto estivador, enfrentando os criminosos e levando até uma violenta sequência final no hospital. 

Vale citar as presenças de Ernest Borgnine e Neville Brand entre os coadjuvantes, o primeiro pela bela e longa carreira e o segundo por encarnar vilões em policiais e westerns dos anos cinquenta e sessenta.

O Cerco (Trapped, EUA, 1949) – Nota 6
Direção – Richard Fleischer
Elenco – Lloyd Bridges, Barbara Payton, John Hoyt, James Todd, Russ Conway, Robert Karnes.

Notas falsas de ótima qualidade são apreendidas e o Serviço Secreto do governo americano acredita que elas façam parte de um lote produzido pelo criminoso Tris Stewart (Lloyd Bridges) que está preso. Os agentes oferecem a liberdade para Tris, que em troca terá de trabalhar como informante e assim chegar até o o atual falsificador. 

Este longa em preto e branco explora a clássica trama noir em que criminosos e policiais se envolvem numa teia de mentiras e traições, com os primeiros em busca de fortuna e os segundos de justiça. A trama em si não é das melhores, inserindo até mesmo falsificações de pratos famosos no contexto. 

Com poucas sequências mais fortes, o resultado é uma obra abaixo da qualidade de outros longas do gênero da época.

Nenhum comentário: