sexta-feira, 16 de setembro de 2022

O Guia da Família Perfeita & Fatores Humanos

 


O Guia da Família Perfeita (Le Guide de la Famille Parfaite, Canadá, 2021) – Nota 7
Direção – Ricardo Trogi
Elenco – Louis Morissette, Emilie Bierre, Catherine Chabot, Isabelle Guérard, Gilles Renaud.

Martin (Louis Morissette) é um executivo à espera de uma promoção que pressiona sua filha adolescente Rose (Emilie Bierre) a praticar esportes e tirar notas altas no colégio. 

Ele está casado uma segunda vez, agora com Marie (Catherine Chabot) que se tornou mãe em tempo integral, mas não consegue controlar o filho pequeno de cinco anos. 

A ex-mulher de Martin é a liberal Caroline (Isabelle Guérard) que abandonou a família para se dedicar a carreira e jogou a responsabilidade da educação de Rose para o pai. 

Este pequeno círculo familiar é retratado pelo roteiro como um microcosmo do mundo atual, em que a nova geração de pais não tem a mínima ideia de como lidar com seus filhos e muitas vezes sequer tem tempo para dedicar atenção. 

É algo bastante preocupante quando vemos crianças se tornando pequenos ditadores, outros que são dominados pela carência e insegurança, enquanto os pais buscam respostas em livros e pseudo-especialistas que inventam novas doenças indicando terapias e medicamentos para justificar a desestruturação da família. 

As duas sequências rápidas no início e no final mostrando as reclamações dos pais em uma reunião escolar é o grande exemplo de como hoje a grande maioria das pessoas acreditam que o problema está sempre no outro e jamais nele mesmo.

Fatores Humanos (Human Factors, Alemanha / Itália / Dinamarca, 2022) – Nota 6
Direção – Ronny Trocker
Elenco – Mark Waschke, Sabine Timoteo, Jule Hermann, Wanja Valentin Kube, Marthe Schneider.

Jan (Mark Waschke), sua esposa Nina (Sabine Timoteo), a filha adolescente Emma (Jule Herman) e o filho menor Max (Wanja Valentin Kube) chegam para passar um final de semana na casa de veraneio da família em uma cidade francesa. Um determinado fato muda completamente o rumo da passeio, despertando situações e sentimentos com consequências complicadas. 

Este drama com uma narrativa fria e lenta lembra as obras do diretor alemão Michael Haneke, porém sem a mesma crueldade daqueles filmes. O ponto principal é detalhar o esfacelamento de uma família em que os pais não sabem lidar com as decisões diárias, escondendo desejos e objetivos individuais. 

O destaque fica para a montagem que mostra o fato inicial por diversos pontos de vista, até a sequência próxima ao final que deixa claro o que ocorreu. 

É um drama diferente, mas que agradará somente a um público específico.

Nenhum comentário: