quinta-feira, 8 de setembro de 2022

The Kentucky Fried Movie & As Amazonas na Lua

 


The Kentucky Fried Movie (The Kentucky Fried Movie, EUA, 1977) – Nota 5
Direção – John Landis
Elenco – Evan C. Kim, Bong Soo Han, Bill Bixby, George Lazenby, Donald Sutherland, Henry Gibson.

O diretor John Landis tinha apenas vinte e sete anos quando dirigiu esta comédia de absurdos com roteiro escrito pelo trio ZAZ (Jerry Zucker, Jim Abrahams e David Zucker), que ficaria famoso em 1980 com o sensacional “Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu”. Enquanto Landis faria em 1978 “Clube dos Cafajestes” e em 1980 “Os Irmãos Cara de Pau”, dois clássicos absolutos da comédia. 

O que vemos neste “Kentucky Fried Movie” é uma experiência com esquetes bizarros que variam de telejornal, trailer de filmes, vendas na tv e até uma paródia dos filmes de Kung Fu da época. O estilo e as piadas, algumas escatológicas, envelheceram bastante, assim como até mesmo o título que faz uma espécie de trocadilho com a rede de fast food que existe até hoje. 

É um filme que vale mais como curiosidade do que pela qualidade.

As Amazonas na Lua (Amazon Women on the Moon, EUA, 1987) – Nota 6,5
Direção - Joe Dante, Carl Gottlieb, Peter Horton, John Landis & Robert K. Weiss
Elenco – Arsenio Hall, Peter Horton, Michelle Pfeiffer, Griffin Dunne, Rosanna Arquette, Steve Guttenberg, Carrie Fisher, Paul Bartel, Sybil Danning, Steve Forrest, Kelly Preston, Monique Gabriele, Henry Silva, B. B. King, T. K. Carter, David Alan Grier, Ed Begley Jr, Ralph Bellamy

Nos anos oitenta foram produzidos vários filmes divididos em episódios com diretores diferentes. Por exemplo, o clássico maldito “No Limite da Realidade” teve até Spielberg dirigindo do um dos episódios. 

Este “As Amazonas na Lua” é ao mesmo tempo uma espécie de sequência e também homenagem a “The Kentucky Fride Movie” produzido dez anos antes, inclusive sendo superior no objetivo de fazer rir. 

A produção é melhor, as piadas são mais interessantes e menos datadas e o elenco de famosos competente, além dos diretores envolvidos serem todos especialistas em comédia, com exceção do também ator Peter Horton.

Nenhum comentário: