domingo, 31 de outubro de 2021

Halloween Kills: O Terror Continua

 


Halloween Kills: O Terror Continua (Halloween Kills, EUA / Inglaterra, 2021) – Nota 5,5
Direção – David Gordon Green
Elenco – Jamie Lee Curtis, Jane Greer, Andi Matichak, Anthony Michael Hall, Thomas Mann, Will Patton, James Jude Courtney, Nick Castle, Dylan Arnold, Robert Longstreet, Charles Cyphers.

Na mesma noite em que se feriu gravemente ao enfrentar Michael Myers, Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) com sua filha (Judy Greer) e sua neta (Andi Matichak) prenderam o psicopata em sua casa e colocam fogo no local. Elas se surpreendem ao descobrir que Myers escapou e fez novas vítimas pela cidade. 

Liderados por Tommy Doyle (Anthony Michael Hall), que era criança quando os crimes começaram, um grupo de moradores decide caçar Myers para fazer justiça com as próprias mãos. 

O ciclo dos vários filmes “Halloween” se repete aqui. A franquia original que começou com o clássico de John Carpenter teve uma parte dois muito boa e depois quatro sequências em que a qualidade caiu bastante. 

No final dos anos noventa tentaram reiniciar a série com o competente “Halloween H20” e depois com a péssima sequência “Halloween: Ressurreição”. Em 2007, o músico, roteirista e diretor Rob Zombie entregou o surpreendente prequel “Halloween: O Início”, para em seguida cair na tentação de fazer a sequência “Hallowen II” e assim como nas franquias anteriores, também inferior na comparação. 

Ao completar quarenta anos do longa original em 2018, o diretor David Gordon Green comandou um novo “Halloween” que seria uma continuação dos dois primeiros filmes da franquia original, deixando de lado tudo o que foi produzido neste meio tempo. 

O roteiro segue a história de sofrimento da protagonista vivida por Jamie Lee Curtis, levando até um clímax que poderia ser o final de tudo, porém novamente a ideia era reiniciar a franquia, rendendo esta sequência confusa e um terceiro filme que será lançado provavelmente em 2022. 

Além da história ser contínua, outro ponto positivo aqui é reintegrar personagens dos longas originais, mesmo sendo interpretados por outros atores por causa da idade, como Anthony Michael Hall por exemplo. Ele ainda conseguiu a participação do veterano Charles Cyphers, que estava aposentado há catorze anos e que voltou a interpretar o ex-xerife da cidade. Por outro lado, a participação de Jamie Lee Curtis é menor e bastante apagada, assim como a do xerife atual de Will Patton. 

A ideia de inserir mensagens na trama também não convence, como a questão de criticar o enfrentamento do mal com violência, como se quisessem transformam a série em politicamente correta. 

Vamos esperar para conferir o que virá no terceiro filme.

4 comentários:

CAJA disse...

Eu gostaria de parabenizar pelo blog. Caí no mesmo por acaso para ler sobre o filme A quadrilha da Mão, clássico da locadora no final dos anos 80. Parabéns pelo material e pela resistência de manter um blog de critica de filmes, pois está cada vez mais difícil encontrar material escrito, visto que agora tudo virou vídeo no YouTube.

Hugo disse...

Caja - Agradeço por sua visita e pelas palavras. Eu tenho este blog desde 2008 e pretendo continuar por muito tempo. Escrever sobre os filmes que vejo é uma forma de manter viva a lembrança e também de compartilhar informações sobre cinema para quem gosta de obras de todos os tempos.

Abraço

Leo Rib disse...

Fizeram esses novos filmes com o Michael Myers dando novas continuidades à história e acabaram não fazendo o que centenas (ou mais provavelmente milhares) de fãs vêm pedindo há décadas: um filme em que o Michael apareça lutando contra o Jason Voorhees.
Provavelmente nunca puderam fazer o confronto entre os 2 vilões por problemas de direitos autorais.

Hugo disse...

Léo - O problema deve ser referente direitos autorais mais. Quem sabe no futuro consigam desenrolar esta situação.

Abraço