quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Uma Questão de Classe & O Marinho que Caiu em Desgraça com o Mar

 


Uma Questão de Classe (Class, EUA, 1983) – Nota 6,5
Direção – Lewis John Carlino
Elenco – Jacqueline Bisset, Cliff Robertson, Rob Lowe, Andrew McCarthy, Stuart Margolin, John Cusack, Alan Ruck, Virginia Madsen, Casey Siemaszko.

Jonathan (Andrew McCarthy) é um jovem do interior que consegue uma bolsa de estudos em uma renomada escola preparatória. Ele faz amizade com Skip (Rob Lowe), que vem de uma família rica e que decide ajudar o novo amigo a perder a virgindade. Jonathan termina por se envolver com Ellen (Jacqueline Bisset), sem saber que ela é a mãe de Skip. 

Este longa segue o estilo comum dos anos oitenta ao explorar a iniciação sexual adolescente misturando drama e comédia de costumes através de desencontros. 

Destaque para o elenco de jovens que ficariam famosos em seguida como Rob Lowe, Andrew McCarthy e John Cusack, além de Jacquelins Bisset e Cliff Robertson que estavam no auge da carreira.

O Marinheiro que Caiu em Desgraça com o Mar (The Sailor Who Fell from Grace with the Sea, Inglaterra, 1975) – Nota 5,5
Direção – Lewis John Carlino
Elenco – Sarah Miles, Kris Kristofferson, Jonathan Kahn, Margo Cunningham.
 
Anne (Sarah Miles) é uma viúva que mora em uma cidade litorânea na Inglaterra com o filho adolescente Jonathan (Jonathan Kahn). Quando um navio americano chega na região e Anne se envolve com o marinheiro Jon (Kris Kristofferson), Jonathan passa a sentir ciúmes e raiva do sujeito. 

Para deixar tudo ainda mais confuso, Jonathan participa de um grupo clandestino de garotos que prega obediência cega e ódio contra os adultos. 

Baseado em um livro do japonês Yukio Mishima, este longa toca em temas complexos como descobertas da sexualidade adolescente, falta de uma figura paterna e rebeldia contra a família. 

A narrativa estranha e o ritmo lento envelheceram mal, resultando em uma obra que vale apenas pela curiosidade.

Nenhum comentário: