domingo, 3 de outubro de 2021

Comédias com Tema Crimes - Resenhas Rápidas

 


Meu Vizinho Mafioso (The Whole Nine Yards, EUA, 2000) – Nota 6,5
Direção – Jonathan Lynn
Elenco – Bruce Willis, Matthew Perry, Rosanna Arquette, Natasha Henstridge, Michael Clarke Duncan, Amanda Peet, Kevin Pollak, Harland Williams.

Em um subúrbio de Montreal no Canadá, o dentista Oz (Matthew Perry) descobre que seu novo vizinho (Bruce Willis) é um assassino profissional que testemunhou contra um chefão mafioso. Sua ambiciosa esposa Sophie (Rosanna Arquette) o convence a procurar a Máfia para entregar a identidade do vizinho e assim receber uma recompensa. Esta comédia bebe na fonte da “A Máfia no Divã” produzido um ano antes, ao envolver um sujeito comum com um criminoso que tenta levar uma normal, mesmo isso sendo quase impossível. A química entre o durão Willis e o medroso Matthew Perry funciona, assim como a presença do assustador Michael Clarke Duncan. O filme teve uma sequência inferior em 2004.

Um Tira Muito Suspeito (Blue Streak, EUA, 1999) – Nota 6,5
Direção – Les Mayfield
Elenco – Martin Lawrence, Luke Wilson, Dave Chappelle, Peter Greene, William Forsythe, Nicole Ari Parker, Graham Beckel, Olek Krupa, Robert Miranda, Saverio Guerra, Richard C. Sarafian, Julio Oscar Mechoso, Tamala Jones, Steve Rankin, Carmen Argenziano, John Hawkes, Octavia Spencer, Frank Medrano.

Após cometer um roubo, Miles (Martin Lawrence) é traído por seu parceiro (Peter Greene) e termina preso. Antes disso, Miles consegue esconder o diamante fruto do crime. Ao sair da cadeia dois anos depois, ele descobre que o local onde escondeu o diamante agora é uma delegacia. Desesperado para conseguir a "fortuna", ele se faz passar por um novo detetive para ter acesso ao local, tendo ainda no encalço seu antigo parceiro. Esta divertida comédia de ação foi claramente inspirada no estilo de Eddie Murphy em um “Tira da Pesada”, com a curiosidade de que no mesmo ano os dois atores trabalharam juntos na comédia “Até que a Fuga os Separe”. O filme cumpre o que promete, com alguns boas sequências de ação e o humor agitado baseado no falatório exagerado de Martin Lawrence.

Cadê a Grana? (Where the Money Is, Alemanha / EUA / Inglaterra / Canadá, 2000) – Nota 6
Direção – Marek Kanievska
Elenco – Paul Newman, Linda Fiorentino, Dermot Mulroney, Susan Barnes, Anne Pitoniak.

Henry (Paul Newman) é um veterano ladrão que após sofrer um derrame é transferido para uma casa de repouso. Ele fica aos cuidados da enfermeira Carol (Linda Fiorentino), que passa por dificuldades financeiras com seu marido Wayne (Dermot Mulroney). A inusitada relação entre Carol e Henry é o passo inicial para o plano de um roubo. Esta simpática comédia foi um dos últimos trabalhos do astro Paul Newman, que parece se divertir no papel do veterano ladrão.

O Rapto de Sinatra (Stealing Sinatra, EUA, 2003) – Nota 5,5
Direção – Ron Underwood
Elenco – David Arquette, William H. Macy, James Russo, Ryan Browning, Thomas Ian Nicholas, Sam McMurray.

No final de 1963, o ambicioso Barry Keenan (David Arquette) convence dois amigos (William H. Macy e Ryan Browning) a participarem do sequestro de Frank Sinatra Jr (Thomas Ian Nicholas), filho do cantor Frank Sinatra (James Russo). Baseado em um inusitada história real, este longa desperdiça a boa premissa ao seguir o caminho das comédias bobas e pelo elenco fraco, com exceção de William H. Macy, que sozinho pouco pode fazer para ajudar. O protagonista vivido por David Arquette é insuportável. Existe a chance da história ganhar uma nova versão para o cinema em breve.

O Golpe (The Big Bounce, EUA, 2004) – Nota 5,5
Direção – George Armitage
Elenco – Owen Wilson, Morgan Freeman, Sara Foster, Gary Sinise, Charlie Sheen, Vinnie Jones, Willie Nelson, Harry Dean Stanton, Bebe Neuwirth, Gregory Sporleder.

No Havaí, Jack (Owen Wilson) é um ex-presidiário que trabalha em um hotel que pertence a um juiz picareta (Morgan Freeman). Ao se envolver com a bela Nancy (Sara Foster), que é amante de um mafioso (Gary Sinise), Jack é convencido a participar do roubo ao cofre do sujeito. É o início de um plano repleto de mentiras e traições. Baseado em um livro de Elmore Leonard, este longa perde pontos pela escolha do diretor George Armitage em focar quase numa comédia de humor negro. O ótimo elenco acaba desperdiçado em sequências bobas e personagens caricatos.

Doce Trapaça (Heartbreakers, EUA, 2001) – Nota 6
Direção – David Mirkin
Elenco – Sigourney Weaver, Jennifer Love Hewitt, Ray Liotta, Jason Lee, Gene Hackman, Anne Bancroft, Nora Dunn, Jeffrey Jones, Kevin Nealom, Elya Baskin, Ricky Jay, Julio Oscar Mechoso.

Max (Sigourney Weaver) e Page (Jennifer Love Hewitt) são mãe e filha que procuram milionários para aplicar golpes. O alvo do momento é o idoso William (Gene Hackman), que se apaixona por Max, dando início a uma série reviravoltas e traições entre as golpistas, além de envolver na confusão um mafioso (Ray Liotta), um jovem (Jason Lee) e um mágico picareta (Ricky Jay). É uma comédia divertida em alguns momentos e caricata em outros.

Ladrões de Cofre (Safe Men, EUA, 1998) – Nota 5,5
Direção – John Hamburg
Elenco – Sam Rockwell, Steve Zahn, Michael Lerner, Paul Giamatti, Mark Ruffalo, Josh Pais, Harvey Fierstein, Christina Kirk, Michael Schmidt.

Dois cantores decadentes (Sam Rockwell e Steve Zahn) são confundidos com ladrões especialistas em arrombar cofres e acabam contratados por um chefão mafioso judeu (Michael Lerner). Precisando de dinheiro, a dupla cria várias confusões tentando cumprir a “obrigação”, sendo pressionados pelo violento braço direito do mafioso (Paul Giamatti). O elenco de atores talentosos, que tem ainda Mark Ruffalo em papel de coadjuvante, é pouco para salvar esta comédia sem graça.

Era Uma Vez um Crime (Once Upon a Crime..., EUA, 1992) – Nota 6
Direção – Eugene Levy
Elenco – John Candy, James Belushi, Cybill Shepherd, Sean Young, Richard Lewis, Ornella Muti, Giancarlo Giannini, George Hamilton, Joss Ackland.

Em Roma, os amigos Phoebe (Sean Young) e Julian (Richard Lewis) pretendem lucrar devolvendo um cão perdido a sua dona em Monte Carlo que oferece uma recompensa pelo animal. A morte desta pessoa transforma os amigos em suspeitos, assim como outro casal americano (James Belushi e Cybill Shepherd), além de um viajante (John Candy). Esta comédia filmada em Monte Carlo é o único filme dirigido pelo comediante Eugene Levy para o cinema. É basicamente um comédia de erros e traições com algumas sequências divertidas e nada mais.

Crime Desorganizado (Disorganized Crime, EUA, 1989) – Nota 6
Direção – Jim Kouf
Elenco – Lou Diamond Phillips, Fred Gwynne, Ruben Blades, William Russ, Hoyt Axton, Corbin Bernsen, Ed O'Neill, Daniel Roebuck, Dean Norris.

Frank (Corbin Bernsen) arma um plano para assaltar um banco no México e convence quatro amigos a participarem do crime. Tudo se complica quando Frank é preso e os ladrões novatos decidem seguir o plano sem o líder. Esta comédia com algumas cenas divertidas e personagens caricatos tem a cara dos anos noventa. Destaque para a dupla de policias atrapalhados interpretados por Ed O’Neill e Daniel Roebuck.

Nenhum comentário: