terça-feira, 12 de outubro de 2021

Spare Parts & Criando Asas

 


Spare Parts (Spare Parts, EUA / México, 2015) – Nota 7
Direção – Sean McNamara
Elenco – George Lopez, Marisa Tomei, Jamie Lee Curtis, Carlos PenaVega, José Julian, David Del Rio, Oscar Javier Gutierrez II, Alexa PenaVega, Aubrey K. Miller, Esai Morales.

Fredi Cameron (George Lopez) é um engenheiro desempregado que busca uma vaga de professor de ciências em um colégio em Phoenix. Ele consegue o emprego e logo descobre que a maioria dos alunos são imigrantes mexicanos ilegais. 

A surpresa surge quando o aluno Oscar (Carlos PenaVega) o procura pedindo ajuda para criar um projeto e assim participar de um concurso de robótica envolvendo colégios e universidades. Oscar consegue recrutar outros três alunos, iniciando assim sua busca pelo sonho de uma vida melhor. 

Este simpático longa é baseado em uma inusitada história real que mostra como o talento e a dedicação são virtudes que independem de dinheiro ou classe social. O roteiro detalha a jornada dos garotos e do professor, dando também a habitual ênfase aos problemas familiares para aumentar o drama. 

Não espere surpresas em relação a narrativa, o foco é mostrar uma história de superação e assim quem sabe inspirar outras pessoas a perseguirem seus sonhos.

Criando Asas (A Birder's Guide to Everything, EUA, 2013) – Nota 6
Direção – Rob Meyer
Elenco – Kodi Smit McPhee, Alex Wolff, Michael Chen, Katie Chang, Ben Kingsley, James Le Gros, Daniela Lavender.

David (Kodi Smit McPhee) é um adolescente que adora observar e estudar pássaros, algo que aprendeu com sua mãe que faleceu faz pouco tempo. Ao fotografar um estranho pato que pode ser de uma espécie que estaria extinta, David se junta aos amigos Timmy (Alex Wolff) e Peter (Michael Chen), além da garota Ellen (Katie Chang) para uma viagem em busca do local para onde a ave pode ter ido. 

Este longa com cara de sessão da tarde aproveita o inusitado tema das observação de pássaros para explorar vários clichês dos filmes adolescentes. Cada personagem tem características específicas, o protagonista carrega um trama, tem um relacionamento difícil com o pai e no meio da trama ainda surgem rivais para o grupo, tudo isso de uma forma inofensiva. 

É uma filme para toda a família, que tem ainda a participação de Ben Kingsley como um veterano observador de pássaros.

Nenhum comentário: