Terra de Ninguém (Badlands, EUA, 1973) – Nota 7,5
Direção – Terrence Malick
Elenco – Martin Sheen, Sissy Spacek, Warren Oates, Ramon Bieri, Alan Vint
Dakota, final dos anos cinquenta. O casal de namorados Kit (Martin Sheen) e Holly (Sissy Spacek) inicia uma saga de crimes após o jovem assassinar o pai da garota que não aprovava o namoro. Eles pegam a estrada deixando um rastro de violência e mortes, como se fossem uma versão jovem de Bonnie e Clyde.
Este curioso e também violento drama marcou a estreia na direção do excêntrico e talentoso Terrence Malick, que se baseou em uma história real ocorrida nos anos cinquenta. O filme é marcante por mostrar a violência de jovens como consequência de terem sido contrariados, algo infelizmente comum nos dias atuais, mas que era raro naquela época.
A atuação de Martin Sheen como o jovem psicopata imita os trejeitos de James Dean em “Juventude Transviada”, inclusive no corte de cabelo, enquanto Sissy Spacek entrega uma adolescente ingênua e frágil, estilo de personagem sofredor que repetiu outras vezes na carreira.
Terrence Malick foi elogiado pelo trabalho. Ele faria cinco anos depois “Cinzas no Paraíso”, outro bom drama e de forma surpreendente se afastaria do cinema por vinte anos, voltando a dirigir somente em 1998 o ótimo e também longo e contemplativo “Além da Linha Vermelha”.
Louca Perseguição (Return to Macon County, EUA, 1975) – Nota 5,5Direção – Richard Compton
Elenco – Nick Nolte, Don Johnson, Robin Mattson, Robet Viharo.
Dois jovens (Nick Nolte e Don Johnson) viajam de carro pela Geórgia em 1958 com destino a Califórnia. O objetivo da dupla é participar do campeonato de corridas de automóvel. Ao parar na pequena cidade de Macon County, eles dão carona a uma garota (Robin Mattson). A carona e o jeito rebelde da dupla chamam a atenção de um policial que decide persegui-los.
Nenhum comentário:
Postar um comentário