sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Cicatrizes da Guerra, Guerra de Mentiras & Garwood: Prisioneiro de Guerra

 


Cicatrizes da Guerra (Missing in America, EUA / Canadá, 2005) – Nota 6,5
Direção – Gabrielle Savage Dockterman
Elenco – Danny Glover, Zoe Weizenbaum, Linda Hamilton, Ron Perlman, David Strathairn.

Jake Neeley (Danny Glover) é um veterano da Guerra do Vietnã que vive em um local isolado nas montanhas. As lembranças da guerra e dos traumas vem à tona quando um companheiro de batalhão (David Strathairn) o visita levando sua filha Lenny (Zoe Weizenbaum), que tinha mãe vietnamita. 

Este drama segue o roteiro habitual em que uma criança quase adolescente amolece o coração duro de um sujeito que não conseguia se afastar do passado. A história tem espaço para outras situações dramáticas, com destaque para a química entre Danny Glover e a garota Zoe Weizenbaum, que fez apenas quatro filmes e não seguiu carreira.

Guerra de Mentiras (A Bright Shining Lie, EUA, 1998) – Nota 6,5
Direção – Terry George
Elenco – Bill Paxton, Amy Madigan, Vivian Wu, Donal Logue, Ed Lauter, Kurtwood Smith, Eric Bogosian, James Rebhorn.

John Paul Vann (Bill Paxton) lutou na Guerra do Vietnã nos anos sessenta e se desligou do exército como coronel, se tornando um crítico feroz da guerra. Nos anos setenta ele volta ao Vietnã trabalhando como civil para auxiliar no retorno dos soldados aos EUA e no relacionamento com a população. 

Esta produção da HBO é baseada em um livro que contra a história real do coronel que ficou indignado com o que viveu na guerra, principalmente por não acreditar no discurso do governo. O longa mostrou como isso impactou sua vida profissional e pessoal. É basicamente um filme pacifista detalhando a visão do protagonista.

Garwood: Prisioneiro de Guerra (The Last P.O.W.? The Bobby Garwood Story, EUA, 1992) – Nota 5,5
Direção – Georg Stanford Brown
Elenco – Ralph Macchio, Martin Sheen, Noah Blake, Le Tuan.

Em março de 1979 chega aos EUA o soldado Robert Garwood (Ralph Macchio), que seria o último prisioneiro americano libertado pelos vietnamitas. Ele ficou preso durante catorze anos e criou uma relação de sobrevivência com os inimigos, fato que desagrada o governo americano e o leva para a corte marcial. 

Baseado em uma história real, este longa produzido para tv deixa a desejar tanto nas sequências do protagonista na prisão, quanto no julgamento. A complexa história levou a opinião pública a acreditar que na época ainda existiam outros americanos presos no Vietnã, soldados que haviam sido considerados mortos ou desaparecidos em combate. A defesa de Garwood sempre deixou dúvidas sobre o fato e também até que ponto ele colaborou com o inimigo. Quem sabe algum produtor ou diretor desenterre a história e faça uma versão melhor para o cinema.

Nenhum comentário: