domingo, 5 de janeiro de 2020

O Irlandês

O Irlandês (The Irishman, EUA, 2019) – Nota 10
Direção – Martin Scorsese
Elenco – Robert De Niro, Al Pacino, Joe Pesci, Harvey Keitel, Ray Romano, Bobby Cannavale, Anna Paquin, Stephen Graham, Stephanie Kurtzuba, Jack Huston, Katherine Narducci, Jesse Plemons, Domenick Lombardozzi, Gary Basaraba, Paul Herman, Louis Cancelmi, Bo Dietl, StevenVan Zandt, Paul Ben Victor.

Morando em uma casa de repouso no final da vida, Frank “O Irlandês” Sheehan (Robert De Niro) narra sua trajetória pessoal e profissional dentro da Máfia. 

Nos anos cinquenta, Sheehan trabalhava como motorista de caminhão e desviava cargas. Seu trabalho o leva a cruzar o caminho de Russell Bufalino (Joe Pesci), um mafioso especialista em negócios e também em resolver problemas. 

Não demora para Sheehan se tornar protegido de Russell, iniciando uma amizade que durará décadas e terá grande importância no envolvimento da Máfia com o sindicato dos caminhoneiros comandado pelo lendário Jimmy Hoffa (Al Pacino). 

O ótimo roteiro escrito por Steven Zaillian é baseado em um livro de Charles Brandt que descreve uma versão contada pelo verdadeiro Frank Sheehan sobre o que realmente ocorreu com Jimmy Hoffa e também sobre o envolvimento da Máfia no assassinato de John F. Kennedy. Deixando de lado as dúvidas em relação ao que é detalhado aqui, o filme é uma verdadeiro presente para o cinéfilo, mesmo tendo a longa duração de três horas e meia. São vários pontos positivos. 

O roteiro é sensacional ao detalhar os acontecimentos importantes citados, além das relações entre os protagonistas e vários arcos com coadjuvantes que passam pelo caminho dos mesmos, vários deles com destinos trágicos. A montagem de Thelma Schoonmaker, eterna parceira nos trabalhos de Scorsese, é perfeita. O grande números de personagens e situações ficam totalmente compreensíveis. Diferente da violência explosiva de “Os Bons Companheiros”, aqui Scorsese insere os assassinatos de uma forma simples, com tiros à queima-roupa sem pirotecnia. 

E o ponto principal vai para o sensacional elenco. Scorsese conseguiu reunir Robert De Niro, Al Pacino e a volta do aposentado Joe Pesci. Este provavelmente será o único filme a ter estes quatro monstros do cinema juntos. 

Vale citar ainda as ótimas atuações de Ray Romano como o advogado da Máfia e de Hoffa, Harvey Keitel como o chefão, o inglês Stephen Graham explosivo como o inimigo de Hoffa e uma calada Anna Paquin vivendo a filha de Sheehan, que apenas com o olhar consegue demonstrar sua repulsa as atitudes do pai e de Bufalino. 

É um filme que já nasceu clássico.

4 comentários:

José Gomes disse...

Achei um excelente filme! Elenco primoroso e uma direção competente. Forte candidato ao Oscar. Na minha opinião, um dos melhores filmes de 2019.

Hugo disse...

José - Um filmaço.

Abraço

Pedrita disse...

achei longo e cansativo. de niro arrasa. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - Bem longo. O que com certeza não agrada todo mundo.

Bjs