segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Meu Nome é Dolemite

Meu Nome é Dolemite (Dolemite Is My Name, EUA, 2019) – Nota 7,5
Direção – Craig Brewer
Elenco – Eddie Murphy, Keegan Michael Key, Mike Epps, Craig Robinson, Wesley Snipes, Tituss Burgess, Da’Vine Joy Randolph, Kodi Smit McPhee, Snoop Dogg, Ron Cephas Jones, Barry Shabaka Henley, Tip T.I. Harris, Luenell, Chris Rock.

Início dos anos setenta. Rudy Ray More (Eddie Murphy) fracassou na carreira de cantor, mas ainda sonha em ficar famoso. Ele divide seu tempo entre o emprego diurno em uma loja de discos e o trabalho como mestre de cerimônias de uma casa noturna. 

Ao ouvir um velho bêbado contar histórias antigas e fazer rimas repletas de palavrões, Rudy tem a ideia de criar um personagem para um show de stand up. Seu personagem se torna sucesso, porém ele quer mais e decide arriscar tudo ao produzir um filme, mesmo sem ter experiência alguma com cinema. 

Baseado numa história real de perseverança e loucura, este longa detalha como o lendário Rudy Ray More conseguiu chegar a um surpreendente sucesso e se transformar em um personagem cult. O grande acerto deste longa é a forma como o diretor Craig Brewer conduz a narrativa, criando comédia de situações reais e algumas até ingênuas. 

O filme ganha muitos pontos pelos diálogos divertidos e pelo elenco. Eddie Murphy novamente demonstra ser um ótimo ator, que precisa ter em mãos um bom papel. Infelizmente ele passou anos ganhando dinheiro e perdendo tempo com comédias bobas. Vale citar ainda a impagável atuação de Wesley Snipes como o ator e diretor D’Urville Martin. 

Para quem gosta de uma comédia divertida e inteligente, este longa é uma ótima opção.

4 comentários:

Liliane de Paula disse...

Deusdoceu! Ainda não consegui terminar de assistir esse filme.
E só fui vê porque li comentários sempre bons sobre ele.
Estou achando uma coisa muito chata.

O mesmo aconteceu com "Beleza Oculta" que achei sem graça.
Bjs,

Hugo disse...

Liliane - Este filme tem um tipo de humor específico. Nem todos gostam do estilo.

Sobre "Beleza Oculta" eu tb não gostei. É basicamente uma história de autoajuda.

Bjs

Marília Tasso disse...

Adorei. Eddie Murphy tá incrível!

Hugo disse...

Marília - Ele é um grande ator, pena que muitas vezes escolhe papéis em filmes ruins.