terça-feira, 20 de setembro de 2016

O Escapista

O Escapista (The Escapist, Inglaterra / Irlanda, 2008) – Nota 7
Direção – Rupert Wyatt
Elenco – Brian Cox, Joseph Fiennes, Liam Cunnigham, Seu Jorge, Damian Lewis, Dominic Cooper, Steven Mackintosh, Ned Dennehy.

Condenado a catorze anos, Frank Perry (Brian Cox) cumpre pena em um violento presídio em Londres. Ao receber uma carta em que alguém avisa que sua filha está entregue às drogas, Frank decide armar um plano para fugir do local. 

Com ajuda de três bandidos veteranos (Joseph Fiennes, Liam Cunningham e Seu Jorge), Frank elabora uma forma de fugir através dos tubos de ventilação escondidos na lavanderia, mas precisa ainda se manter longe do drogado Tony (Steven Mackintosh), que é irmão do bandido que domina a prisão (Damian Lewis) e que persegue o jovem Lacey (Dominic Cooper), companheiro de cela de Frank. 

O roteiro explora a clássica história das fugas de penitenciárias, unindo detentos com habilidades específicas e um líder que pensa em todos os detalhes. 

O filme se divide em duas narrativas, com uma delas mostrando a preparação da fuga e a outra seguindo a correria dos presos tentando superar os obstáculos para alcançar a liberdade. Este vai e vem da trama é bem elaborado, prendendo a atenção até a surpresa na sequência final. 

O destaque do elenco fica para o veterano Brian Cox, que geralmente interpreta o vilão e que aqui é o anti-herói. 

Outra curiosidade é a participação do brasileiro Seu Jorge, que mesmo não sendo grande ator, é um sujeito de boa presença, que poderia explorar um pouco mais sua carreira no cinema.  

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Sem chance de vê esse filme.
Acho que Seu Jorge tem um porte muito elegante.
E deve fazer bem.

Hugo disse...

Liliane - É um bom filme, mas indicado para quem gosta do gênero.