sexta-feira, 30 de setembro de 2016

A Praia & A Trilha


A Praia (The Beach, EUA / Inglaterra, 2000) – Nota 7
Direção – Danny Boyle
Elenco – Leonardo DiCaprio, Tilda Swinton, Virginie Ledoyen, Guillaume Canet, Paterson Joseph, Robert Carlyle.

Richard (Leonardo DiCaprio) é um mochileiro que está viajando pela Tailândia. Ao se hospedar em um hotel vagabundo, ele faz amizade com um casal de franceses (Virginie Ledoyen e Guillaume Canet) e com um inglês maluco (Robert Carlyle), que faz um mapa indicando onde ficaria uma isolada e paradisíaca praia, um verdadeira oásis na Terra. Richard e os franceses decidem procurar a praia, sem imaginar os perigos que enfrentarão pelo caminho e o estranho grupo de pessoas que habita o local e que são lideradas por Sal (Tilda Swinton).

Alguns filmes são condenados ao fracasso mesmo antes de estrearem. Foi o caso desta interessante mistura de aventura, drama e suspense, que primeiramente foi acusada por ambientalistas de ter destruído a natureza dos locais onde foi filmado. Esta pressão politicamente correta fez eco nos críticos de cinema, que detonaram o filme, muitos destes inclusive comparando com o ótimo “Trainspotting”, como se Danny Boyle não pudesse comandar uma obra mais comercial. O longa realmente apresenta falhas, mas no geral é uma obra que prende a atenção através da narrativa, das boas cenas de ação e das belíssimas locações.

A Trilha (A Perfect Getaway, EUA, 2009) – Nota 6
Direção – David Twohy
Elenco – Steve Zahn, Milla Jovovich, Timothy Olyphant, Kiele Sanchez, Marley Shelton, Chris Hemsworth, Anthony Ruivivar, Dale Dickey.

Um casal em lua de mel no Havaí (Steve Zahn e Milla Jovovich) decide enfrentar uma longa trilha que leva até uma praia paradisíaca. Ainda na estrada, eles discutem com um casal de mochileiros (Chris Hemsworth e Marley Shelton). Ao chegar na trilha, os recém-casados se unem a outro casal (Timothy Olyphant e Kiele Sanchez), ao mesmo tempo em que algumas jovens dizem que um casal fora assassinado na região e que a polícia ainda não localizou os criminosos. 

O diretor David Twohy é especialista em filmes B, tendo comandado longas divertidos como “A Invasão”, “Eclipse Mortal” e “Submersos”. Aqui, a proposta do roteiro escrito por Twohy é o suspense, daqueles em que o espectador espera até perto do final para saber quem é ou quem são os assassinos. 

O problema surge na absurda reviravolta da parte final. Mesmo utilizando o estilo “Jogos Mortais” de detalhar em flashback as pistas que passaram despercebidas durante a narrativa, fica complicado engolir os furos da trama. Por outro lado, até este momento da reviravolta, o longa explora com competência a belíssima paisagem natural da região. As cenas de ação na sequência na final também são bem feitas. É um filme que perde vários pontos por causa do roteiro. 

4 comentários:

Pedrita disse...

a praia é bem fraquinho. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - Não achei o filme ruim, até gostei.

Liliane de Paula disse...

Acho que Leonardo DiCaprio tem outro filme, numa praia.
Não gosto de filmes onde de graça os personagens se metem em perigo, em desconhecidos.
Me assusto fácil.

Hugo disse...

Liliane - Eu gosto deste tipo de filme.