sábado, 3 de setembro de 2016

Simonal - Ninguém Sabe o Duro que Dei

Simonal – Ninguém Sabe o Duro que Dei (Brasil, 2009) – Nota 8
Direção – Micael Langer, Calvito Leal & Cláudio Manoel
Documentário

No final dos anos sessenta, a popularidade do cantor, apresentador e showman Wilson Simonal era gigantesca. Comandando um programa de auditório na TV Record, que era a grande emissora da época e fazendo dezenas de shows no ano, Simonal estava no auge da carreira. Em 1970, ele viajou para o México com a seleção brasileira de futebol que foi tri-campeã do mundo, inclusive ficando no mesmo hotel e sendo tratado como integrante da delegação. 

No ano seguinte, tudo mudou. Simonal se envolveu numa situação absurda. Ele acreditava que seu contador o estava roubando. Utilizando de sua influência, conseguiu que alguns policiais do temido DOPS levassem o sujeito para uma interrogatório, ou pior, uma sessão de tortura. O escândalo veio à tona e Simonal foi acusado de ser colaborador da ditadura. A partir daí, ele se tornou um pária no meio artístico. Durante os vinte anos seguintes, ele sumiu dos programas de tv, não gravou mais nada e seus shows praticamente não existiram. 

Este doc detalha a jornada do artista mostrando os vários lados. Com depoimentos de figuras importantes como Miéle, Chico Anísio, do escritor Ziraldo e de seus filhos Max de Castro e Wilson Simoninha, o espectador descobre que além do talento, Simonal também tinha um ego enorme, fato que causava inveja em muita gente. Seu erro absurdo foi o gatilho que muitos esperavam para derrubá-lo. 

Por outro lado, é extremamente triste como ele tentou limpar seu nome nos últimos anos de vida, conseguindo até ir em alguns programas de tv nos anos noventa. As poucas imagens dele em um determinado programa, mostram um sujeito abatido, bem diferente do jovem que regia massas em shows. 

Eu cresci nos anos oitenta e cansei de ouvir o nome de Simonal, mas confesso que somente nos anos noventa percebi que eram apenas menções, pois ele jamais aparecia em programa algum. Vale destacar que outros artistas também sofreram este boicote da mídia após serem acusados de apoio ao governo militar. 

Dois exemplos famosos são a dupla Dom e Ravel e a banda Os Incríveis, que fizeram muito sucesso no início dos anos setenta e que também foram acusados pela esquerda de apoiar a ditadura porque gravaram o clássico “Eu Te Amo Meu Brasil”. 

O doc traz ainda um depoimento exclusivo do contador, que esclarece em detalhes o que ocorreu, mas também deixa dúvidas sobre até que ponto era a relação de Simonal com os agentes do DOPS ou com o próprio governo.

Nenhum comentário: