segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Zulu, Área de Risco & Zona de Perigo


Zulu (Zulu, França / África do Sul, 2013) – Nota 6
Direção – Jerome Salle
Elenco – Orlando Bloom, Forest Whitaker, Conrad Kemp, Inge Beckmann.

Cidade do Cabo, África do Sul. Uma jovem branca é encontrada assassinada por espancamento. A jovem é filha de uma famoso jogador de rugby. Ao investigar o caso, o detetive Ali Sokhela (Forest Whitaker) e seus parceiros Brian Epkeen (Orlando Bloom) e Dan Fletcher (Conrad Kemp) cruzam o caminho de uma violenta gangue de traficantes que está colocando no mercado uma nova droga que pode levar o usuário a loucura. 

Explorando clichês dos filmes policiais americanos, como o policial incorruptível, o detetive rebelde e beberrão, vilões cruéis e muita violência, este longa rodado na África do Sul ao mesmo tempo prende a atenção do espectador pelo ritmo da narrativa, mas falha ao apresentar um roteiro cheio de furos, além de uma exagerada vingança na parte final. 

É estranho ver Orlando Bloom fazendo papel de policial durão, enquanto Forest Whitaker parece interpretar o papel do traumatizado policial descendentes de Zulus apenas por uma questão étnica. 

Vale a sessão para quem curte o gênero policial e deseja ver locações diferentes, várias delas em locais pobres e violentos da Cidade do Cabo. 

Área de Risco (Dangerous Ground, EUA / África do Sul, 1997) – Nota 5,5
Direção – Darrell James Roodt
Elenco – Ice Cube, Elizabeth Hurley, Ving Rhames.

Após doze anos vivendo nos Estados Unidos, Vusi Madlazi (Ice Cube) volta para Joanesburgo na África do Sul em busca do irmão caçula que desapareceu. Mesmo com o fim da Apartheid, o país ainda é um local violento, com uma feroz divisão de classes e com algumas regiões tomadas por gangues.

Aparentemente, seu irmão desapareceu por estar envolvido com uma gangue. A única pista que Vusi encontra é a relação do jovem com uma prostituta (Elizabeth Hurley). 

O diretor sul-africano Darrell James Roodt é especialista em filmes de ação, mostrando competência nas sequências de tiroteio e violência. O problema é que a trama é previsível e os personagens caricatos, inclusive o vilão interpretado por Ving Rhames. A curiosidade são as locações nos bairros pobres de Joanesburgo.

Zona de Perigo (Danger Zone, Canadá / África do Sul / EUA, 1996) – Nota 5,5
Direção – Allan Eastman
Elenco – Billy Zane, Ron Silver, Robert Downey Jr, Cary Hiroyuki Tagawa, Lisa Collins.

Em um país fictício da África, o engenheiro Rick Morgan (Billy Zane) entra em conflito com seu amigo Jim Scott (Robert Downey Jr) que deseja despejar lixo tóxico na região. Durante a discussão, surge uma grupo de homens armados que rouba o lixo e assassina algumas pessoas. Ricky sobrevive, mas volta para os Estados Unidos. 

Algum tempo depois, ele é procurado por um empresário (Ron Silver) que oferece a chance de recuperar o lixo tóxico e assim aparentemente ajudar pessoas que poderiam ser contaminadas. O que o engenheiro não imagina é que está se envolvendo numa conspiração política. 

É basicamente um filme B de ação, que apresenta um roteiro que explora uma conspiração internacional repleta de clichês e muita violência. Na época, foi uma tentativa falha de emplacar o ator Billy Zane como astro de ação, ele que no mesmo ano protagonizou a fracassada adaptação de “O Fantasma”. Outro detalhe a se destacar é a participação de Robert Downey Jr, desperdiçado em um papel bem abaixo do seu talento.  

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Sem interesse em assistir.

Hugo disse...

Liliane - São filmes descartáveis.