sábado, 10 de setembro de 2016

O Clã

O Clã (El Clan, Argentina / Espanha, 2015) – Nota 8
Direção – Pablo Trapero
Elenco – Guillermo Francella, Peter Lanzani, Lili Popovich, Gaston Cocchiarale, Giselle Motta, Franco Masini, Antonio Bengoechea, Stefania Koesso.

Buenos Aires, início dos anos oitenta. Com a ditadura militar argentina vivendo seus últimos dias, alguns colaboradores do regime passaram a cometer crimes particulares visando dinheiro. 

Neste contexto, Arquimedes Puccio (Guillermo Francella), contador, advogado e funcionário do Secretaria de Inteligência Estado, foi deixado de lado pelo governo, que não tinha mais interesse em desaparecer com opositores e assim começou a comandar uma quadrilha especializada em sequestros de pessoas ricas. Entre seus parceiros estavam dois filhos, Maguila (Gaston Cocchiarale) e o então astro da seleção argentina de rugby Alejandro (Peter Lanzani). 

Baseado numa absurda história real, este longa de Pablo Trapero mostra um pouco como muitos dos colaboradores da ditadura argentina eram aparentemente pessoas respeitáveis na sociedade, mas que por debaixo dos panos atuavam com frieza e crueldade. 

A história da família Puccio é ainda mais maluca, porque o patriarca pressionava os filhos para cometerem os crimes com ele e pior, utilizava o porão da própria casa como cativeiro, transformando esposa e outras duas filhas em cúmplices. 

Diferente do que ocorreu Brasil, em que durante vinte anos de ditadura morreram em torno de trezentas pessoas, sendo duzentos guerrilheiros e cem pessoas entre civis e militares, a ditadura argentina matou mais de trinta mil pessoas, sendo corriqueiro o sequestro de opositores. Arquimedes Puccio foi um destes “prestadores de serviços” para a ditadura militar argentina. 

Para quem gosta do tema e do cinema de Pablo Trapero, este é mais um filme imperdível.

4 comentários:

Liliane de Paula disse...

História real? Arrepiante, viu?

Sim, o filme francês que comentei é bem bobo.
Mas eu achei que merecia uma nota 7(vc daria 4 e olhe lá).

Já o filme do J.P. Cuenca, apesar de uma história real e que deveria ser interessante achei chata logo no inicio do filme.
Vc deve gostar.

Minha 5 gatas, Hugo(Cecília, Eduarda, Anamaria, Alice e Carmem) não circulam por dentro de casa. O local delas é a área de serviço e o quarto de empregada, aqui sem uso.
Já Lana Cristina, a poodle, circula pela casa.

Hugo disse...

Liliane - É uma absurda, mas o filme é muito bom.

Eu tenho apenas uma poodle que circula pela casa e principalmente fica ao meu lado o dia todo.

Marília Tasso disse...

Gosto muito dos filmes de Pablo Trapero, este vi no cinema, história louca e absurda, mas muito bem retratada.

Hugo disse...

Marília - Trapero é um dos melhores diretores argentinos, seus filmes são extremamente críticos.