domingo, 11 de setembro de 2016

O Homem da Terra

O Homem da Terra (The Man From Earth, EUA, 2007) – Nota 8
Direção – Richard Schenkman
Elenco – David Lee Smith, Tony Todd, John Billingsley, Ellen Crawford, Annika Peterson, William Katt, Alexis Thorpe, Richard Riehle.

Em uma pequena cidade, o professor John Oldman (David Lee Smith) recepciona colegas de trabalho para uma despedida. Após dez anos, ele está saindo do colégio e seguirá para outra cidade. 

Para surpresa do grupo de professores, John diz ser um homem que está vivo há 14.000 anos e que teria vivenciado vários fatos importantes neste período. Tratado com incredulidade pelo grupo, que de forma individual o vê como como maluco ou mentiroso ou apenas um contador de histórias. 

Tendo como cenário apenas a sala da casa do professor e algumas poucas cenas no quintal, este longa de baixo orçamento e elenco canastrão surpreende pelo ótimo roteiro escrito por Jerome Bixby, que provavelmente também tem as mãos do diretor Richard Schenkman, pois Bixby faleceu em 1998. 

A discussão filosófica que surge após o protagonista revelar seu segredo, questiona a história do mundo, a ciência e principalmente a religião. Por mais que seja uma fantasia o conceito da vida eterna, o conteúdo dos diálogos apresenta explicações críveis sobre os assuntos citados e com certeza deixando os religiosos irritados. 

O elenco é todo composto por coadjuvantes de tv, tendo como rostos mais conhecidos, o sempre vilão Tony Todd e o eterno “Super Herói Americano” William Katt. 

Se você gosta do tema e não se importar com as interpretações e a simplicidade da parte técnica, com certeza ficará com os olhos vidrados e os ouvidos abertos nas discussões universais entre os personagens.

3 comentários:

Gustavo H.R. disse...

É um cult. Tenho curiosidade em assistir. Parece ser o tipo de filme que curto. Foi bom lembrar, vou atrás.

Cumps.

Liliane de Paula disse...

Vou procurar. Quem sabe encontro.
Vi que o Youtube as vezes tem filmes, também.

Hugo disse...

Gustavo - Cult é a melhor definição.

Liliane - Este filme está disponível no Youtube.

Abraço