terça-feira, 29 de julho de 2014

Desconhecido

Desconhecido (Unknow, Inglaterra / Alemanha / França / Canadá / Japão / EUA, 2011) – Nota 7,5
Direção – Jaume Collet Serra
Elenco – Liam Neeson, Diane Kruger, January Jones, Aidan Quinn, Bruno Ganz, Frank Langella, Sebastian Koch, Olivier Schneider, Stipe Erceg, Mido Hamada, Clint Dyer.

O Dr. Martin Harris (Liam Neeson) viaja a Berlin com a esposa Elizabeth (January Jones) para participar de um congresso sobre biotecnologia. Ao chegar no hotel, ele percebe a falta de uma mala, sendo obrigado a voltar ao aeroporto. O problema quase se transforma em tragédia quando o táxi que ele está utilizando sofre um acidente. Martin é salvo pela motorista (Diane Kruger), que foge do local. 

O acidente o deixa em coma por quatro dias. Ao acordar, Martin tem uma amnésia parcial e fica surpreso ao saber que sua esposa não o procurou. Ele decide sair do hospital e ao encontrar a esposa descobre que outro sujeito (Aidan Quinn) tomou seu lugar. Sendo tratado como maluco pela esposa e pelos seguranças do hotel, Martin passa a desconfiar de sua sanidade, tendo de investigar sozinho para descobrir se ele é mesmo o Dr. Harris. 

O diretor catalão Jaume Collet Serra e o astro Liam Neeson, que voltariam a trabalhar juntos no recente e interessante “Sem Escalas”, aqui entregaram também uma competente mistura de ação e suspense, que tem um bom ritmo e uma trama que apresenta uma eficiente reviravolta perto do final. 

O grande sucesso de "A Identidade Bourne" em 2002 e de suas sequências, criaram um novo gênero, os de filmes de ação rodados na Europa. Como gosto pessoal, prefiro este tipo de filme em que as sequências de ação necessitam muito mais da agilidade dos atores e destreza dos dublês, do que aqueles em que o ponto principal são os efeitos especiais.

Mesmo já estando na casa dos sessenta anos de idade, Liam Neeson continua mostrando que tem carisma e talento para segurar filmes de ação como protagonista. 

Para quem curte o gênero, este longa vale a sessão.  

3 comentários:

Red Dust disse...

Um pouco 'déjà vu', a que só Liam Neeson, com a sua surpreendente boa forma, consegue emprestar um toque de classe num argumento mediano.

Um abraço!!!

Pedrita disse...

eu gostei desse filme, vi em 2012. beijos, pedrita http://mataharie007.blogspot.com.br/2012/10/assisti-desconhecido-2011-de-jaume.html

Hugo disse...

Red - Os últimos trabalhos Neeson seguem o mesmo estilo e são divertidos.

Pedrita - É um filme que prende a atenção.

Abraço