quarta-feira, 23 de julho de 2014

Os Espíritos

Os Espíritos (The Frighteners, EUA / Nova Zelândia, 1996) – Nota 7,5
Direção – Peter Jackson
Elenco – Michael J. Fox, Trini Alvarado, Peter Dobson, Jeffrey Combs, John Astin, Jake Busey, Dee Wallace Stone, Chi McBride, Jim Fyfe, R. Lee Ermey, Troy Evans.

Frank Bannister (Michael J. Fox) é um paranormal que vive numa pequena cidade onde ganha dinheiro afastando fantasmas de casas mal assombradas. Mesmo sendo paranormal de verdade, Bannister é um charlatão que trabalha em conjunto com três fantasmas: Stuart (Jim Fyfe), Cyrus (Chi McBride) e o hilário Juiz (John Astin da antiga série “A Familia Adams”).  O trio assusta as pessoas e Bannister é contratado para resolver o caso. 

A vida de Bannister se complica quando um fantasma (Peter Dobson) se comunica querendo enviar uma mensagem para sua esposa Lucy (Trini Alvarado), uma bela jovem que desperta o interesse no paranormal. Ao mesmo tempo, um violento espírito começa a assassinar pessoas na cidade, de um modo que apenas Bannister saiba como ocorreram os crimes. O fato faz o paranormal investigar sozinho o caso e depois de algumas trapalhadas se torna o principal suspeito aos olhos de um estranho agente do FBI (Jeffrey Combs). 

Após chamar a atenção dos fãs de terror com os exagerados “Fome Animal” e  “Náusea Total” e depois da crítica com “Almas Gêmeas”, o neozelandês Peter Jackson ganhou a chance de dirigir seu primeiro filme em Hollywood graças ao também diretor Robert Zemeckis, que conseguiu com que a Universal produzisse o longa. Zemeckis indicou ainda o astro Michael J. Fox para o papel principal, provavelmente sem imaginar que seria o último trabalho do ator como protagonista no cinema. Fox teve ainda um papel em “Marte Ataca!” de Tim Burton antes de voltar para TV no seriado “Spin City” e deixar o cinema de lado, muito por causa do Mal de Parkinson que começava dar seus sinais. 

O filme não chegou a ser lançado nos cinemas por aqui, mas não deixa de ser um bom trabalho de Peter Jackson, que consegue dosar na medida certa comédia com terror, em muito apoiado por ótimos efeitos especiais. Na época chegaram a comparar com “Os Caça-Fantasmas”, porém a trama aqui é mais forte, assim com algumas cenas são bem assustadoras. 

Como informação, assim como a trilogia “Senhor do Anéis”, que seria o próximo projeto de Jackson, este longa também foi filmado na Nova Zelândia.

3 comentários:

Amanda Aouad disse...

Preciso rever, mas, lembro que achei divertido quando vi.

bjs

Pedrita disse...

esse filme é divertido. beijos, pedrita

Hugo disse...

Amanda e Pedrita - Divertido é a palavra correta para definir o filme.

Bjos