quarta-feira, 30 de julho de 2014

Alemão

Alemão (Brasil, 2014) – Nota 7
Direção – José Eduardo Belmonte
Elenco – Caio Blat, Gabriel Braga Nunes, Milhem Cortaz, Octávio Muller, Marcelo Melo Jr, Cauã Reumond, Antônio Fagundes, Mariana Nunes, Jefferson Brasil, Marco Sorriso, Aisha Jambo, Micael Borges.

Em 2010, durante a operação de instalação da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) no Complexo do Alemão, um motoboy é parado por traficantes e deixa cair um mochila contendo arquivos com informações sobre quatro policiais (Caio Blat, Milhem Cortaz, Gabriel Braga Nunes e Marcelo Melo Jr) que vivem disfarçados na favela. Os traficantes entregam os arquivos para o chefão conhecido como Playboy (Cauã Reymond), que na mesma hora autoriza o assassinato dos policiais. 

Cada um dos policiais percebe algo de estranho e todos conseguem fugir até um local seguro, a pizzaria de Doca (Octávio Muller), outro policial infiltrado na favela, porém que não constava nos arquivos em poder dos traficantes. Presos numa pequena sala nos fundos da pizzaria à espera de ajuda do superior, o delegado Valadares (Antônio Fagundes), mas sem ter como entrar em contato com o sujeito, a tensão entre os cinco policiais cresce com o passar do tempo e pelo medo de serem localizados pelos bandidos. 

O roteiro utiliza a história real da ocupação da enorme favela para criar uma trama de ficção que tem como ponto principal a claustrofobia causada pelo pequeno espaço onde os policiais são obrigados a se esconder, junto com o medo de enfrentar os traficantes e morrer. 

A câmera nervosa do diretor José Eduardo Belmonte aumenta esta sensação de claustrofobia, chegando a exagerar nas tomadas nos rostos dos personagens. Não sou apreciador deste estilo, mas reconheço que neste filme ele funciona perfeitamente. 

Como a trama explora o gênero de filmes sobre favelas, que já rendeu várias obras nos últimos doze anos, parte da crítica e do público não mostrou boa vontade com este trabalho, o que a meu ver é um erro, não por ser um ótimo longa, mas por ser competente na proposta de prender a atenção do público através da tensão. 

O elenco tem altos e baixos, com interpretações ruins de Antônio Fagundes e Gabriel Braga Nunes e destaques para Octávio Muller e principalmente Milhem Cortaz, este último que cria o personagem mais forte da trama. 

Mesmo com algumas falhas, o roteiro acerta também ao criar um passado para os policiais, mostrando as motivações e o porquê de cada um deles ter aceitado o perigoso trabalho. 


Quando assisto um filme não me preocupo se ele faz parte de um gênero saturado, na minha opinião o que interessa é a obra em si. Pensando desta forma, este “Alemão” vale a sessão.        

3 comentários:

Amanda Aouad disse...

Também acho bobagem rotular ou analisar um filme pelo gênero. Acho que Alemão tem pontos interessantes, tanto quanto problemas. O pior deles é o desenho de som, que é péssimo.

Os policiais são bem construídos, mas os bandidos não. E acho que ele falha no final. Mas, de fato, não é um filme ruim.

bjs

Hugo disse...

Amanda - Eu esqueci de comentar isso no texto, realmente o som estava muito ruim em algumas passagens, principalmente nos diálogos da primeira parte dentro da pizzaria.

Bjos

Pedrita disse...

é um bom filme. mencionei esse seu post no meu sobre o filme. beijos, pedrita