domingo, 2 de setembro de 2012

Pânico no Ano Zero

Pânico no Ano Zero (Panic in Year Zero!, EUA, 1962) – Nota 7
Direção – Ray Milland
Elenco – Ray Milland, Jean Hagen, Frankie Avalon, Mary Mitchell, Joan Freeman.

A família Baldwin sai de casa no subúrbio de Lons Angeles pela manhã em direção as montanhas, onde pretendem se divertir pescando, porém após alguns quilômetros de estrada, surge um flash de luz seguido de uma explosão. Eles param o carro e percebem que a explosão ocorreu em Los Angeles. A família tenta voltar, mas num posto de gasolina encontram dezenas de carros fugindo de Los Angeles e notícias de que o país está sob um ataque nuclear. Logo, o pai (Ray Milland) decide seguir em direção as montanhas, pois sabe que a tragédia fará com que cada pessoa tente salvar sua vida e da família, ou seja, a lei e a ordem não serão respeitadas. 

O ator Ray Milland (“Disque M Para Matar”, “Farrapo Humano”) utilizou o medo do povo americano no auge da Guerra Fria para comandar este longa de baixo orçamento filmado em preto e branco, que tem uma interessante premissa ao mostrar o caos que tomaria conta do país após um ataque nuclear. 

É curioso ver um típico pai de família americano pegar em armas, assaltar e fugir como um bandido para defender os seus, no caso, a mensagem subliminar seria que o pai estaria defendendo o país do comunismo, mesmo que os responsáveis pelos ataques aos Estados Unidos não sejam citados diretamente no filme. 

O baixo orçamento atrapalha nas cenas de fuga dos carros na estrada, que parecem falsas e repetitivas, além disso o roteiro exagera em algumas coincidências nos encontros dos personagens nas montanhas. Mesmo com alguns deslizes, vale a sessão como uma curiosidade cinematográfica,   

2 comentários:

Jefferson C. Vendrame disse...

Grande Hugo, Como Vai?
Aonde consegue essas pérolas?
Eu NUNCA tinha ouvido falar nesse filme, nem na aventura de Milland como diretor....
Fiquei curioso para ver seguindo seu conselho, apenas como curiosidade cinematográfica....

Grande Abraço

Hugo disse...

Jefferson - Este filme eu encontrei garimpando na internet, acredito que ele sequer tenha sido lançado por aqui em DVD ou mesmo antigamente em VHS.

Abraço