sábado, 15 de setembro de 2012

Mar em Fúria

Mar em Fúria (The Perfect Storm, EUA, 2000) – Nota 7,5
Direção – Wolfgang Petersen
Elenco – George Clooney, Mark Wahlberg, John C. Reilly, Diane Lane, Mary Elizabeth Mastrantonio, William Fichtner, Allen Payne, John Hawkes, Bob Gunton, Karen Allen, Michael Ironside, Christopher McDonald, Cherry Jones, Rusty Schwimmer.

Em 1991, o barco de pesca Andrea Gail foi engolido por uma terrível tempestade que atingiu o mar na região de Gloucester na Nova Escócia. O roteiro utiliza este premissa real para contar uma versão de como pode ter sido a reação dos tripulantes do barco. 

O personagem principal é o capitão Billy Tyne (George Clooney) que quase no final da temporada de pesca em 1991, decide com seus companheiros de barco retornar ao mar, mesmo com a previsão de que uma tempestade poderia estar a caminho. Tyne, assim como os tripulantes (Mark Wahlberg, John C. Reilly, William Fichtner, Allen Payne e John Hawkes) necessitam de dinheiro, pois todos tem contas para pagar e problemas para resolver em terra, porém não imaginam que aquela seria sua última expedição ao mar. 

O filme é criticado por muitos em virtude do roteiro previsível, que dá ênfase aos problemas individuais no início do filme, para depois jogar os personagens lutando pela vida no meio da tormenta. A questão é que pouca coisa diferente poderia ser feita, talvez ser um pouco mais curto (o filme tem 130 minutos), mas isso não diminui a tensão nas sequências da tempestade. Filmadas em estúdio e “retocadas” em computador, as sequências são nada menos que sensacionais, que resultam num filme tecnicamente perfeito e que com certeza assusta e  muito as pessoas que tem medo do mar. 

O diretor alemão Wolfgang Petersen tinha experiência com filmes na água. Ele ficou conhecido mundialmente pelo ótimo "O Barco - Inferno no Mar". Além disso, em 2006 ele voltaria a filmar na água, desta vez com resultado bem inferior na fraca refilmagem de "Poseidon".

O resultado aqui prende o espectador na cadeira, ou seja, é perfeito para quem gosta de um filme pipoca de qualidade.    

6 comentários:

Bússola do Terror disse...

Uma coisa curiosa sobre esse filme: eu acho a cena do tubarão mais surpreendente do que a cena da onda.
Bom, quem vê o poster do filme já sabe como vai ser a questão da onda. Mas puxar um tubarão pra dentro do barco de um segundo pro outro e sem querer é de espantar qualquer um, né?rs

J. BRUNO disse...

Eu assisti o filme já tem bastante tempo e confesso que lembro pouco dele. Lendo a sua resenha deu vontade de revê-lo...

http://sublimeirrealidade.blogspot.com.br/2012/09/on-road-o-livro.html

Hugo disse...

Bússola - São cenas ótimos, como citei no texto, o filme é sensacional na parte técnica.

J. Bruno - É uma ótima diversão.

Abraço

Rodrigo Mendes disse...

Adoro os filmes de naufrágio do Wolfgang Petersen, mesmo o Poseidon sendo irregular é também uma guilty pleasure. "O Barco" é melhor, aliás, sensacional!

Abs.

Gilberto Carlos disse...

Gostei muito de Mar em Fúria. Acho que na época assisti quando passou no SBT.

Hugo disse...

Rodrigo - Tb considero "O Barco" sensacional, claustrofóbico ao extremo.

Gilberto - Uma boa diversão.

Abraço