terça-feira, 11 de setembro de 2012

Mr. Holland - Adorável Professor

Mr. Holland – Adorável Professor (Mr. Holland’s Opus, EUA, 1995) – Nota 7,5
Direção – Stephen Herek
Elenco – Richard Dreyfuss, Glenne Headly, Jay Thomas, Olympia Dukakis, William H. Macy, Alicia Witt, Terrence Howard, Damon Whitaker, Jean Louisa Kelly, Alexandra Boyd, Joanna Gleason.

Em meados dos anos sessenta, Glenn Holland (Richard Dreyfuss) é um músico que sonha compor algo grandioso, porém como precisa de dinheiro para dividir as despesas do apartamento onde mora com a esposa Iris (Glenne Headly), ele aceita a contragosto um emprego como professor de música em um colégio. 

A falta de motivação aos poucos diminui e logo ele começa a perceber que pode influenciar positivamente aqueles adolescentes, mesmo que tenha de deixar de lado sua paixão pela composição. 

Este sensível longa segue a vida do professor Holland por trinta anos, mostrando fatos importantes como o nascimento e crescimento de seu filho que tem um problema de audição, o convívio com o técnico do time de futebol do colégio (Jay Thomas), com a diretora (Olympia Dukakis) e com o conservador vice-diretor (William H. Macy), além da relação próxima com alguns alunos. 

Apesar da direção de Stephen Herek (especialista em comédias) ser apenas correta, vejo como acerto pontuar a vida do professor com fatos relevantes do período ao fundo (Guerra do Vietnã, protestos nas ruas, governo Nixon) e principalmente mostrar o personagem como uma pessoa real, diferente do hábito de Hollywood de transformar professores em heróis. 

Aqui vemos os erros e acertos do personagem, como sua relutância em aceitar a carreira, as dificuldades no relacionamento com o filho e a obra inacabada, situação normal nas pessoas comuns que geralmente escolhem a segurança de um emprego e deixam o sonho de lado. 

No geral é um filme correto que emociona em alguns momentos sem apelar para os clichês habituais.

7 comentários:

Unknown disse...

Filme pouco lembrado. Gostoso de ver, gosto da atuação de Dreyfuss.

Bússola do Terror disse...

Eu vi esse filme quando tava fazendo o curso pra instrutor de ensino de Inglês. Ele fazia parte da matéria de Psicologia Educacional.
Gostei!

renatocinema disse...

Um filme que me fez chorar.......adorei a obra.

Fábio Henrique Carmo disse...

Embora no fim exagere um pouco no melodrama, trata-se de um bom filme que deveria ser mais visto. Grande presença do Dreyfuss

Hugo disse...

Celo - A atuação de Dreyfuss é marcante.

Bússola - Com certeza é um bom material para quem deseja ser professor.

Renato - A cena final é emocionante.

Fábio - Gostei, é uma história que poderia ser bem mais voltada para o drama, mas se mostrou até sóbria no geral.

Abraço

Luís disse...

Esse filme só está na minha lista por causa de Dreyfuss. Vi recentemente uns dois filmes com ele e me pareceu um ator interessante. Quero mesmo conhecer mais do que ele fez.

Hugo disse...

Luís - Dreyfuss é bom ator, sua melhor fase foram nos anos setenta e oitenta.

Abraço