quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Capitão América: O Primeiro Vingador


Capitão América: O Primeiro Vingador (Captain America: The First Avenger, EUA, 2011) – Nota 6
Direção – Joe Johnston
Elenco – Chris Evans, Tommy Lee Jones, Hayley Atwell, Hugo Weaving, Sebastian Stan, Stanley Tucci, Dominic Cooper, Toby Jones, Bruno Ricci, Neal McDonough, Derek Luke, Richard Armitage.Kenneth Choi, JJ Feild, Samuel L. Jackson. 

Durante a Segunda Guerra Mundial, o jovem Steve Rogers (Chris Evans) tenta se alistar como voluntário por várias vezes, mas sempre acaba dispensado em virtude de seu físico extremamente frágil. A situação muda quando numa de suas tentativas, ele cruza com o Dr. Erskine (Stanley Tucci), que aprova sua convocação vendo no garoto um possível candidato para seu experimento. Ao mesmo tempo, o oficial nazista Johann Schmidt cria uma dissidência do exército alemão chamada Hydra, com o intuito de vencer a guerra através da ciência, utilizando ele mesmo como cobaia. 

O “Capitão América” foi o último personagem da Marvel levado para o cinemas antes de “Os Vingadores” e a expectativa dos fãs era grande. Estes fãs gostaram do filme, porém para um espectador leigo como eu, o roteiro abusa dos clichês e se torna dececpcionante. 

A história tem várias situações mal explicadas, como a escolha do jovem raquítico pelo cientista e outras apressadas como a invasão do esconderijo dos Hydra pelo exército americano, que acontece após um diálogo extremamente infantil entre o Capitão América e o coronel interpretado por Tommy Lee Jones. Os diálogos fracos são outro ponto negativo, assim como a presença da personagem de Hayley Atwell, que se explica apenas como interesse romântico do protagonista, sem contar que o carisma de Chris Evans é zero.

A parte técnica segue o padrão de qualidade dos filmes Marvel, com cenas de ação bem feitas, apesar do excesso de utilização de CGI e o destaque para o primeiro terço do filme, quando o personagem de Chris Evans é transformado num sujeito mirrado, sequências que utilizam a mesma técnica apresentada em “O Curioso Caso de Benjamin Button”. 

O resultado é um filme de ação que agrada boa parte do público atual, mas decepciona quem esperava uma história melhor elaborada com diálogos criativos.

2 comentários:

Amanda Aouad disse...

Diante de Thor e principalmente Lanterna Verde (da DC, tudo bem, mas ainda assim super, hehe), Capitão América até me surpreendeu. Tem um bom time e bons momentos.

A escolha do jovem raquítico foi explicada, sim, eles queriam uma pessoa com o coração certo para ser o soldado herói, lembra do teste que fazem onde os outros fogem e só ele se arrisca?

Apesar dos furos e algumas coisas bem quadrinhos como ele entrar em um esconderijo com aquela roupa chamativa e aquele escudo que parece mais um alvo para facilitar os inimigos, não acho um filme ruim.

bjs

Hugo disse...

Amanda - Ainda não assisti Thor e Lanterna Verde para comparar.

Não discuto a escolha dele pela cena da granada falsa, mas sim no feira mundial quando ele cruza com o cientista e acaba escolhido apenas por que mostrava ao amigo sua vontade lutar na guerra.

Como eu escrevi, sei que muitas pessoas gostaram do filme, mas eu fiquei com o sentimento de que poderia render um filme com história e personagens melhores.

Bjos