segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Os Assassinos - 1946 & 1964


Os Assassinos (The Killers, EUA, 1946) – Nota 9
Direção – Robert Siodmak
Elenco – Burt Lancaster, Ava Gardner, Edmond O’Brien, Albert Dekker, Sam Levene, Jack Lambert, Charles McGraw, William Conrad.

Uma dupla de assassinos (Charles McGraw e William Conrad) chega a pequena cidade de Brentwood com o objetivo de assassinar um sujeito conhecido como “Sueco” (Burt Lancaster), que trabalha num posto de gasolina local e por mais estranho que pareça, não reage e acaba executado. 

Como o Sueco deixou uma apólice de seguros, o investigador da seguradora Jim Riordan (Edmond O”Brien) vai até o local e descobre que o sujeito utilizava um nome falso e que a beneficiária da apólice é uma camareira de um hotel em Atlantic City, que por seu lado não imagina porque o homem decidiu deixar o dinheiro para ela. Intrigado, Riordan decide investigar a fundo a vida do Sueco e aos poucos descobre que a verdadeira história do homem é bem mais complicada do que aparentava ser. 

Baseado num livro de Ernest Hemingway, este longa é um dos grandes clássicos cinema noir e tem como destaque o ótimo roteiro, que conta grande parte da história em flashback, montando aos poucos um quebra-cabeça que envolve vários personagens do submundo, uma luta de boxe e um assalto milionário. 

O elenco também é destaque, mesmo sendo o nome principal, a importância do personagem de Burt Lancaster pode ser dividida com o investigador de Edmond O’Brien e a beleza de Ava Gardner, que interpreta a típica mulher fatal, personagem comum ao gênero. 

Os Assassinos (The Killers, EUA, 1964) – Nota 7,5
Direção – Don Siegel
Elenco – Lee Marvin, Angie Dickinson, John Cassavetes, Clu Gulager, Claude Akins, Normal Fell, Ronald Reagan.

Os assassinos Charlie (Lee Marvin) e Lee (Clu Gulager) invadem uma escola para cegos e assassinam o professor Johnny North (John Cassavetes), que não tenta reagir ou mesmo fugir. Charlie fica intrigado com a falta de reação do sujeito e por reconhecê-lo. Johnny era um ex-piloto de corridas que não teve mais chances na carreira após um grave acidente. Além disso, Charlie sabia de rumores que Johnny poderia ter participado de um assalto milionário, o que desperta nele a ambição de descobrir quem o contratou e onde estaria o dinheiro do roubo. 

Diferente do longa de Robert Siodmak que dividia os papéis principais entre a vítima e um investigador de seguros, esta versão de Don Siegel coloca como protagonistas a dupla de assassinos, principalmente Lee Marvin que segue as pistas através da violência para tentar encontrar o dinheiro. 

Esta escolha de Siegel ofusca os papéis de John Cassavetes e Angie Dickinson, que em comparação com o filme anterior, estão bem abaixo de Burt Lancaster e da belíssima Ava Gardner. 

Além disso, a história contada em flashback perde um pouco de tempo na primeira parte quando exagera no romance entre o casal. A história melhora na segunda parte, quando entra em cena o canastrão Ronald Reagan, ele mesmo, o futuro presidente americano interpretando um personagem sem escrúpulos. 

Mesmo sendo um bom filme, perde na comparação com o clássico de 1946.

Nenhum comentário: