sábado, 24 de setembro de 2022

Um Herói

 


Um Herói (Ghahreman, Irã / França, 2021) – Nota 8
Direção – Asghard Farhadi
Elenco – Amir Jadidi, Mohsen Tanabandeh, Sahar Goldust, Feresheteh Sadre Orafaiy, Ehsan Goodarzi, Sarina Farhadi.

Rahim Soltani (Amir Jadidi) está preso por conta de uma dívida. Ao conseguir dois dias de saída especial, ele tem o objetivo de pagar ao devedor e este retirar a acusação. A chance de conseguir o dinheiro surge de forma inesperada, porém outro fato ainda mais incomum muda totalmente a história, deixando uma enorme dúvida sobre as atitudes de Soltani. 

Depois de ter filmado na Espanha o bom drama “Todos Já Sabem” com um elenco de famosos, o iraniano Asghard Farhadi volta para seu país e retoma o estilo habitual de explorar os problemas da sociedade no Irã. 

A prisão por conta de uma dívida entre pessoas é algo incomum na sociedade ocidental, o que pode causar um pouco de espanto no espectador. No Irã, além da possibilidade de prisão, a dívida também é uma motivo de humilhação para o devedor e sua família, não importando o porquê dela não ter sido paga. 

A reviravoltas que o roteiro explora ainda soltam farpas para a imprensa e para as celebridades instantâneas em busca de fama e dinheiro. 

Por mais que o protagonista seja um sujeito comum cheio de falhas, sua jornada em busca do dinheiro e da redenção é bastante dolorosa.

Nenhum comentário: