sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

O Toque da Medusa

O Toque da Medusa (The Medusa Touch, Inglaterra / França, 1978) – Nota 6,5
Direção – Jack Gold
Elenco – Richard Burton, Lino Ventura, Lee Remick, Harry Andrews, Alan Badel, Marie Christine Barrault, Jeremy Brett, Michael Hordern, Michael Byrne, Derek Jacobi.

Em Londres, o detetive Brunel (Lino Ventura) atende um chamado e encontra o corpo de um homem aparentemente morto. O sujeito é Robert Morlar (Richard Burton), que de forma surpreendente volta a respirar, mesmo com o rosto desfigurado. 

Enquanto o Morlar é internado em um hospital, Brunel investiga o caso e descobre pistas que o levam a acreditar que o homem tem o poder de causar destruição apenas com o pensamento, ou seja, utilizando a chamada telecinese. Em flashbacks, acompanhamos o passado de Morlar até chegar ao momento em que ele foi atacado. 

A premissa é instigante e lembra bem de longe o ótimo e posterior “Scanners – Sua Mente Pode Destruir” de David Cronenberg, que levou o poder da mente a um ponto além, explorando o terror. Aqui temos o estilo dos suspenses dos anos setenta em que grande parte da trama foca em diálogos e investigação sem grande emoção, deixando a ação para os vinte minutos finais. 

O destaque do elenco fica para o atormentado protagonista vivido pelo astro Richard Burton. 

Com tantos remakes nos últimos anos, a trama deste longa merecia uma nova versão melhor desenvolvida.

Nenhum comentário: