segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

O Ódio que Você Semeia

O Ódio que Você Semeia (The Hate U Give, EUA, 2018) – Nota 7
Direção – George Tillman Jr.
Elenco – Amandla Stenberg, Regina Hall, Russell Hornsby, Anthony Mackie, Common, Issa Rae, Algee Smith, Sabrina Carpenter, K.J. Apa, Dominique Fishback, Lamar Johnson, TJ Wright, Megan Lawless.

Starr (Amandla Stenberg) é uma adolescente que vive com sua família em um bairro em que toda a população é negra, porém estuda em um colégio de classe média em que a maioria dos alunos são brancos. 

Após sair de uma festa com o amigo Khalil (Algee Smith) que trabalha para o tráfico, o carro é parado por um policial e a situação termina na morte do garoto. O fato muda a vida de Starr, que se vê pressionada por todos os lados para decidir se deve ou não testemunhar na justiça. 

Este filme é um verdadeiro poço de contradições. Começando pelos acertos, destaco a tentativa de mostrar como é terrível a influência de um grande traficante no meio de uma comunidade pobre, situação focada no personagem de Anthony Mackie. 

O preconceito dos dois lados é mostrado de forma correta até certo ponto, o grande erro está em demonizar a polícia no geral. Todos os personagens policiais são mostrados como racistas, com exceção ao ator negro Common, que é tratado como traidor por parte de sua comunidade. 

O roteiro ao mesmo tempo em que acerta em outro ponto ao destacar que em uma família estruturada os filhos tendem a seguir o caminho certo independente do poder aquisitivo, por outro lado, existe uma certa ingenuidade ao desenvolver o personagem do pai da protagonista vivido por Russell Horsnby como um traficante que mudou de vida e se tornou comerciante, algo que claramente é uma enorme exceção. 

A sequência da discussão em frente ao restaurante é outra situação em o diretor escolheu um caminho que beira a ingenuidade, além é claro do estranho “final feliz”. 

O filme e o tema podem ser resumidos em uma fala do personagem de Common que cita que “é uma situação complicada para todos os lados”. 

Nenhum comentário: